Usina Santa Bárbara

A Usina Santa Bárbara foi uma das principais do Estado de São Paulo, situada a 2 km do centro de Santa Bárbara d’Oeste. Possuía edificação industrial, administrativa, moradias para os patrões, diretoria, trabalhadores da lavoura e da fábrica. Também reunia uma infraestrutura social com escola, capela, igreja, armazém, cinema, farmácia, além de espaços para as atividades de lazer e esporte.

Vista aérea da Usina Santa Bárbara. 1949.
Coleção Usina Santa Bárbara.
Fotógrafo: Autor desconhecido.

A história da antiga Usina Santa Bárbara tem início há mais de cem anos, quando em 1877, o Major João Frederico Rehder comprou a Fazenda São Pedro, destinando-a ao cultivo de cana-de-açúcar e, tempo depois, instalando o Engenho e a Fábrica de álcool.

João Frederico, Charlotte Rehder e familiares na varanda da residência, na Fazenda São Pedro. 1900.
Coleção Particular Eugênio Chiti
Fotógrafo: Autor desconhecido.

Em 1913, com a constituição da Companhia de Estrada de Ferro e Agrícola Santa Bárbara iniciou-se a construção da usina e a Fazenda São Pedro passou por significativas modificações. Foram instaladas destilaria, setor industrial, linha férrea e, em 25 de julho de 1914, a Usina foi oficialmente inaugurada.

Usina Santa Bárbara. 1914.
Coleção Usina Santa Bárbara.
Fotógrafo: Autor desconhecido.

Com o passar dos anos a Usina Santa Bárbara foi propriedade da Família Alves de Almeida, do Grupo Ometto e do Grupo Cosan. Passou por uma série mudanças administrativas, reformas e ampliações da infraestrutura para dinamizar e intensificar a produção do açúcar e do álcool, permanecendo em funcionamento até 1995. Em 2006, o município de Santa Bárbara d’Oeste recebeu mais de 700 mil metros-quadrados dessa área, onde constam imóveis de interesse histórico, como o parque industrial, a igreja, a escola, o armazém e o cinema, além das áreas de interesse ambiental compostas de matas e lagoas.

Texto elaborado a partir de pesquisas realizadas no acervo do CEDOC da Fundação Romi. Para ter acesso às fontes pesquise no Banco de Dados

BIBLIOGRAFIA

  • QUECINI, Vanda Maria. Usina Santa Bárbara um espaço para a história, uma história para a memória, uma memória para um espaço. Relatório de Iniciação Científica à FAPESP. 2000.
  • SANTA BÁRBARA D? OESTE. Edição Histórica. São Paulo, Editorial Focus, 1974.
  • SANTOS, Conceição Aparecida Fornazari Magalhães. Do monopólio da propriedade da terra ao monopólio do capital: um estudo sobre a evolução do monopólio açucareiro no município de Santa Bárbara d?Oeste. Dissertação de mestrado do programa de História da PUC/São Paulo,1988.
  • CAMPAGNOL, Gabriela. Assentamentos agroindustriais- o espaço de habilitação em Usina de Açúcar. São Carlos, SP: RiMa, 2004.
1
previous arrow
next arrow
  1. Vista Fazenda São Pedro. 1900.
  2. João Frederico, Charlotte Rehder e familiares na varanda da residência, na Fazenda São Pedro.
  3. Vista das obras de construção da Usina Santa Bárbara. 1913. 
  4.  Vista externa parcial das instalações da Usina Santa Bárbara. 1920

CAUSB - Clube Atlético Usina Santa Bárbara. JJ. Bellani

CAUSB - Clube Atlético Usina Santa Bárbara. JJ. Bellani

Outras Pesquisas temáticas

Todas as pesquisas temáticas
Romi-Isetta
Marco da indústria automobilística brasileira, o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil, o Romi-Isetta, foi produzido por…
Saiba mais