O historiador Antonio Bruno de Oliveira

Talvez você não o conheça, mas Antônio Bruno de Oliveira foi um dos historiadores mais importantes de Santa Bárbara d’Oeste. Conheça a sua história!
Antônio Bruno de Oliveira foi um dos historiadores mais importantes de Santa Bárbara d’Oeste, seu trabalho de pesquisa e coleta de fontes, ocorrido mais intensamente entre os anos quarenta e final dos anos sessenta, foi fundamental para o entendimento das origens de nossa cidade e, ainda hoje se constitui como a principal base para novas pesquisas.

Antonio Bruno de Oliveira. Reprodução do Livro Santa Bárbara Edição Histórica. 1974
Antônio Bruno nasceu no dia 2 de outubro de 1908, em Santa Bárbara d’Oeste, mais precisamente na rua Riachuelo nº 14. Seus pais eram o barbarense José Vicente de Oliveira e a italiana Pasqualina Restani.

Pasqualina Restani – reprodução

José Vicente de Oliveira – reprodução

Quando criança foi aluno do professor José Domingues Rodrigues ao cursar o primário no Grupo Escolar José Gabriel de Oliveira. Os que o conheceram contam que, desde cedo, Antonio Bruno já demonstrava grande curiosidade e apetite para a pesquisa, características que, mais tarde seriam fundamentais para o trabalho que iria desenvolver, na busca por respostas sobre a história de Santa Bárbara d’Oeste.

Porém, antes de se dedicar a pesquisa e levantamento de fontes, Antonio Bruno esteve na frente de batalha durante a Revolução Constitucionalista de 1932, lutando junto aos paulistas, contra o governo de Getúlio Vargas. Ao fim do conflito, sua passagem pelo exército lhe valeu a patente de 3º sargento, reformado.

No início dos anos quarenta, passa a morar na cidade de São Paulo, onde irá se dedicar ao ofício de marceneiro, tendo também feito parte da diretoria do Sindicato dos Oficiais Marceneiros de São Paulo.

Jornal de Notícias de 15-12-1950 ed.1425 p.5
Por diversas vezes, Antonio Bruno demonstrou em artigos publicados nos jornais barbarenses, sua preocupação com a história de Santa Bárbara, e tomou providencias para que essa história fosse resgatada. Extremamente dedicado, o historiador fez visitas à Cúria paulistana, aos arquivos do bispado de Piracicaba e de Santos, dentre outros lugares, e por meio desse esforço, foi capaz de traçar uma genealogia inédita da fundadora de Santa Bárbara d’Oeste, Margarida da Graça Martins.

Além desse valoroso trabalho, Antonio Bruno também escreveu sobre a imigração norte-americana, o futebol e as transformações na paisagem de nossa cidade, trazidas pelo progresso.

O extinto Jornal d’Oeste foi o local onde publicou diversos textos, divulgando seus achados, e refletindo sobre a importância da preservação da história local. Segundo o jornal, Antonio Bruno teria declarado: “O momento de maior significado da minha vida será no dia em que terminar as pesquisas que faço há vinte anos, procurando a verdadeira história da minha terra natal: Santa Bárbara” (Jornal D’Oeste ed.1143 p.01).

Jornal D’Oeste, 11/06/1969, p.01.
No final de sua vida, o historiador somou esforços com o Lions Club e com a Câmara Municipal, para trazer os restos mortais de Dona Margarida, do cemitério da Consolação em São Paulo, para o mausoléu inaugurado em sua homenagem na praça central no dia 4 de dezembro de 1967, ocasião em que Santa Bárbara d’Oeste completou 149 anos de sua fundação.

Na foto acima podemos ver Antonio Bruno ao lado do prefeito Angelo Giubbina, que segura a urna com os restos mortais de Dona Margarida.

O historiador morreria alguns dias depois, em 26 de dezembro de 1967, deixando viúva Elvira Leonor de Almeida, que comunicou seu falecimento ao Jornal D’Oeste.

Jornal d’Oeste, 18/01/1968, p.01
Seu legado para a história barbarense não deixou de ser reconhecido na época, tendo sido homenageado nos jornais em artigos de destaque. Parte do seu trabalho de pesquisa é compõe as informações encontradas no livro Santa Bárbara Edição Histórica.

Jornal D’Oeste, 20/04/1967, p.01.
Em 4 de dezembro de 1974, os restos mortais de Antonio Bruno foram trazidos para Santa Bárbara d’Oeste, e enterrados em um jazigo em sua homenagem, no Cemitério Campo da Ressurreição. A cerimônia organizada pelo Lions Club, Prefeitura e contou com a presença dos escoteiros, Guarda Municipal e Corporação Musical de Santa Bárbara d’Oeste.

Jazigo da família OLIVEIRA localizado no Cemitério Campo da Ressurreição, em Santa Bárbara d’Oeste. 2020.

Discípulo de Clio: Antonio Bruno de Oliveira e a história de Santa Bárbara

Artigo_Antonio_Bruno_de_Oliveira_07102020133155.pdf

Coronel José Gabriel de Oliveira e Souza

Curiosidades Barbarenses

O jardim Público

A Maleita

Sistema métrico decimal Download

Boisinho de Natal

Você sabia

Subsídios para a história de Santa Bárbara por ABO

No meu tempo: A luz elétrica

No meu tempo: O lampião

As turras de um delegado de polícia

No meu tempo: futebol

No meu tempo: Namoro e namorados

No meu tempo: A Escola

No meu tempo: A Ferrovia

No meu tempo: O Automóvel

No meu tempo: O carro de bois

Outras Pesquisas temáticas

Todas as pesquisas temáticas
Romi-Isetta
Marco da indústria automobilística brasileira, o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil, o Romi-Isetta, foi produzido por…
Saiba mais