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Romi-Isetta - o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil



Filhos de Emílio Romi em frente a Máquinas A. Romi

1930 marca o início das atividades da Romi, empresa que iria, apenas 26 anos após sua fundação, lançar o primeiro carro de fabricação nacional. Surgida como uma modesta oficina de reparação de automóveis, a "Garage Santa Bárbara" foi fundada por Américo Emílio Romi e seu enteado, Carlos Chiti. A pequena empresa, aberta no município paulista de Santa Bárbara d'Oeste, localizado a cerca de 138 km a noroeste da capital do Estado, logo se viu envolvida na manutenção de arados e outros implementos agrícolas, trazidos por imigrantes norte-americanos que povoaram a região. Da manutenção, partiu-se para sua produção seriada, e logo a empresa se transformou na maior fábrica de implementos agrícolas do País.

Durante a Segunda Guerra, com as dificuldades de importação do aço e o racionamento dos derivados de petróleo, a produção de arados sofreu uma importante queda. No entanto, havia uma nascente indústria brasileira que necessitava de máquinas, especialmente tornos. Com os obstáculos à importação, tornos eram equipamentos essenciais. Lançados em 1941 com o nome Imor, os tornos Romi logo se tornaram presentes não só no mercado nacional mas também internacional. No final dos anos 1940, a Romi iniciou a produção de tratores, tendo sido a primeira empresa do Brasil a fabricá-los, sob a marca Toro. A Romi se tornou uma marca sólida, e é hoje um importante produtor mundial de máquinas-ferramenta e máquinas para processamento de plásticos, além de produtor de fundidos e usinados. Os produtos da Romi atendem às necessidades da indústria automobilística e de autopeças, entre muitos outros setores industriais.

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