O projeto em 3D denominado "Projeto Romi-Isetta Virtual" teve como idealizador o professor Klaus Schützer, do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura do Campus Santa Bárbara D’Oeste, da Unimep. Inspirado na idéia desenvolvida pela instituição Technische Universität Darmstadt, localizada na Alemanha, ele adaptou o modelo virtual do veículo "RAK 2", um carro que fez história na Alemanha e quebrou o recorde de velocidade da época. Os alunos notaram que não havia dados técnicos sobre aquele veículo, somente fotos antigas. Diante da dificuldade decidiram criar um modelo virtual do veículo, utilizando assim o mesmo para estudo dentro da faculdade. "Este projeto na Alemanha serviu como motivação para o professor Klaus, que teve a idéia de fazer um processo semelhante com a Romi-Isetta", afirma o aluno Leandro Santalla que junto com Ricardo Frizzarin Sartori e Eduardo Furlan e Wada, do 9º semestre de Engenharia de Controle e Automação, se envolveram na produção virtual do exótico veículo Romi-Isetta.
A construção virtual da Romi-Isetta utilizou, durante o chamado modelamento, um sistem CAD de grande porte, denominado Unigraphics NX3. "Este software teve grande importância principalmente na parte de montagem da carroceria, o software foi fundamental na parte da superfície, além disto, o mesmo software é utilizado por grandes empresas automotivas como a GM. Quem nos forneceu estes cursos foi a Unigraphics Solutions do Brasil (UGS)", comenta o aluno Sartori.
Todo o material técnico necessário para a produção deste projeto, foi disponibilizado pela Fundação Romi e Indústrias Romi. "Na época em que as Romi-Isettas eram produzidas, desconhecia-se técnicas computacionais para o desenvolvimento do produto, com isso, todos os desenhos e projetos foram feitos á mão", completa Leandro.