Romi-Isetta - o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil
MODELO | Romi-Isetta motor Iso - 236 cm3 | Romi-Isetta motor BMW - 298 cm3 |
PERÍODO DE PRODUÇÃO | 1956-1958 | 1959-1961 |
Construção | Bloco e cabeçote em alumínio | Bloco e cabeçote em alumínio |
Posição | Central entre-eixos, transversal | Central entre-eixos, transversal |
Tipo | Ciclo de dois-tempos, dois-cilindros, com câmara de combustão comum | Ciclo de quatro-tempos, um-cilindro |
Combustível | Gasolina | Gasolina |
Câmara de Combustão | Hemisférica | Hemisférica |
Cabeçote | Em alumínio | Em alumínio, com válvulas em V, fluxo cruzado (cross-flow) |
Diâmetro dos cilindros | 48 mm | 72 mm |
Percurso do pistão | Pistão dianteiro: 64,3 mm; Pistão traseiro: 66 mm | 73 mm |
Deslocamento | 236 cm3 | 298 cm3 |
Potência máxima | 9,5 hp a 4500 rpm | 13 hp a 5200 rpm |
Torque máximo | -- | 14kg.f a 4200 rpm |
Taxa de compressão | 6,5:1 | 7:1 |
Carburação | Dell'Orto uc 24 b | Bing 1/22 |
Lubrificação | Separada, por bomba mecânica de curso variável | Por circulação de óleo sob pressão |
Refrigeração | Forçada a ar, por turbo ventilador | Forçada a ar, por turbo ventilador |
Câmbio | 4 marchas à frente e uma à ré; caixa em alumínio | 4 marchas à frente e uma à ré; caixa em alumínio |
Embreagem | Discos múltiplos em banho de óleo, trabalhando a 0,46 da velocidade do motor | Monodisco a seco |
Transmissão | Eixo transversal articulado por borrachas; transmissão final por corrente sólida dúplex regulável trabalhando em banho de óleo, em caixa fechada em alumínio, sem diferencial | Eixo transversal articulado por borrachas; transmissão final por corrente sólida dúplex regulável trabalhando em banho de óleo, em caixa fechada em alumínio, sem diferencial |
Reduções e velocidades | Primeira velocidade, 22,86:1 (0,226) - 20 km/h Segunda velocidade, 13,15:1 (0,392) - 35 km/h Terceira velocidade, 7,98:1 (0,648) - 55 km/h Quarta velocidade, 5,17:1 (1,000) - 85 km/h | Primeira velocidade: 10.95:1 - 23 km/h Segunda velocidade: 5,17:1 - 45 km/h Terceira velocidade: 3, 54:1 - 65 km/h Quarta velocidade: 2,70:1 - 85 km/h |
Redução (marcha à ré) | 0,234 | 12,15:1 |
Relação final de redução | 2,31:1 = 13:30 dentes | 2,31:1 = 13:30 dentes |
Dianteira | Independente, tipo Dubonnet, em alumínio, com braços oscilantes, molas de borracha especial e amortecedores de fricção. | Independente, em alumínio, com braços oscilantes. Molas helicoidais. Amortecedores hidráulicos telescópicos. |
Traseira | Eixo rígido de bitola reduzida, braço oscilante blindado, apoiado sobre dois feixes de molas quarto-elípticas. Amortecedores hidráulicos telescópicos inclinados. | Eixo rígido de bitola reduzida, braço oscilante blindado, apoiado sobre dois feixes de molas quarto-elípticas. Amortecedores hidráulicos telescópicos inclinados |
Rodas | De aço estampado, com aros em duas peças desmontáveis. Diâmetro: 10 polegadas | De aço estampado, com aros em duas peças desmontáveis. Diâmetro: 10 polegadas |
Pneus | 4,50 x 10 | 4,50 x 10 |
Freios | Tambor de 7 polegadas de diâmetro, hidráulico nas quatro rodas. Superfície de frenagem: 325 cm2 | Tambor de 7 polegadas de diâmetro, hidráulico nas quatro rodas. Superfície de frenagem: 325 cm2 |
Direção | Por meio de volante com caixa de redução em alumínio. Coluna articulada, fixada na porta, tendo abertura conjunta | Por meio de volante com caixa de redução em alumínio. Coluna articulada, fixada na porta, tendo abertura conjunta |
Sistema Elétrico | 12 V, alternador | 12 V, gerador |
Potência | -- | 130 W |
Bateria | 12 v - 24 A/h | 12 v - 24 A/h |
Vela | Marelli cw 240 b, 14 mm | Bosch W 240 T 1 |
Chassis | Estrutura tubular em aço, trapezoidal | Estrutura tubular em aço, trapezoidal |
Carroceria | Em chapa de aço de 8/10 mm; Pára-brisa de vidro temperado, janelas laterais e janela posterior de chapa acrílica, quebra-vento regulável. Teto solar. | Em chapa de aço de 8/10 mm; Pára-brisa de vidro temperado, janelas laterais e janela posterior de chapa acrílica, quebra-vento regulável. Teto solar. |
Comprimento | 2285 mm | 2285 mm |
Largura máxima | 1380 mm | 1380 mm |
Altura | 1340 mm | 1340 mm |
Entre-eixos | 1500 mm | 1500 mm |
Bitola dianteira | 1200 mm | 1200 mm |
Bitola traseira | 520 mm | 520 mm |
Peso | 350 kg | 350 kg |
Carga útil | 230 kg | 230 kg |
Consumo de combustível | 25 km/l | 25 km/l |
Velocidade máxima | 85 km/h | 85 km/h |
Modelo | Preço de venda | Salários-Mínimos (Cr$ = Cruzeiros) |
Romi-Isetta | 370.000 | 38 |
Fusca | 540.000 | 56 |
Kombi Furgão | 498.000 | 52 |
Kombi Luxo | 598.000 | 62 |
Belcar | 668.000 | 60 |
Dauphine | 530.000 | 55 |
Land Cruiser | 600.000 | 63 |
Candango | 591.000 | 62 |
Rural 4x2 | 645.000 | 67 |
Rural 4x4 | 695.000 | 72 |
Simca Chambord | 1.098.000 | 114 |
FNM JK 2000 | 944.000 | 98 |
Aero Willis | 895.000 | 93 |