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Romi-Isetta - o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil


Romi-Isetta - Dados Técnicos:
MODELORomi-Isetta motor Iso - 236 cm3Romi-Isetta motor BMW - 298 cm3
PERÍODO DE PRODUÇÃO1956-19581959-1961
Motor:
ConstruçãoBloco e cabeçote em alumínioBloco e cabeçote em alumínio
PosiçãoCentral entre-eixos, transversalCentral entre-eixos, transversal
TipoCiclo de dois-tempos, dois-cilindros, com câmara de combustão comumCiclo de quatro-tempos, um-cilindro
CombustívelGasolinaGasolina
Câmara de CombustãoHemisféricaHemisférica
CabeçoteEm alumínioEm alumínio, com válvulas em V, fluxo cruzado (cross-flow)
Diâmetro dos cilindros48 mm72 mm
Percurso do pistãoPistão dianteiro: 64,3 mm; Pistão traseiro: 66 mm73 mm
Deslocamento236 cm3298 cm3
Potência máxima9,5 hp a 4500 rpm13 hp a 5200 rpm
Torque máximo--14kg.f a 4200 rpm
Taxa de compressão6,5:17:1
CarburaçãoDell'Orto uc 24 bBing 1/22
LubrificaçãoSeparada, por bomba mecânica de curso variávelPor circulação de óleo sob pressão
RefrigeraçãoForçada a ar, por turbo ventiladorForçada a ar, por turbo ventilador

Transmissão e Câmbio:
Câmbio4 marchas à frente e uma à ré; caixa em alumínio4 marchas à frente e uma à ré; caixa em alumínio
EmbreagemDiscos múltiplos em banho de óleo, trabalhando a 0,46 da velocidade do motorMonodisco a seco
TransmissãoEixo transversal articulado por borrachas; transmissão final por corrente sólida dúplex regulável trabalhando em banho de óleo, em caixa fechada em alumínio, sem diferencialEixo transversal articulado por borrachas; transmissão final por corrente sólida dúplex regulável trabalhando em banho de óleo, em caixa fechada em alumínio, sem diferencial
Reduções e velocidadesPrimeira velocidade, 22,86:1 (0,226) - 20 km/h
Segunda velocidade, 13,15:1 (0,392) - 35 km/h
Terceira velocidade, 7,98:1 (0,648) - 55 km/h
Quarta velocidade, 5,17:1 (1,000) - 85 km/h
Primeira velocidade: 10.95:1 - 23 km/h
Segunda velocidade: 5,17:1 - 45 km/h
Terceira velocidade: 3, 54:1 - 65 km/h
Quarta velocidade: 2,70:1 - 85 km/h
Redução (marcha à ré)0,23412,15:1
Relação final de redução2,31:1 = 13:30 dentes2,31:1 = 13:30 dentes

Suspensões:
Dianteira Independente, tipo Dubonnet, em alumínio, com braços oscilantes, molas de borracha especial e amortecedores de fricção.Independente, em alumínio, com braços oscilantes. Molas helicoidais. Amortecedores hidráulicos telescópicos.
TraseiraEixo rígido de bitola reduzida, braço oscilante blindado, apoiado sobre dois feixes de molas quarto-elípticas. Amortecedores hidráulicos telescópicos inclinados.Eixo rígido de bitola reduzida, braço oscilante blindado, apoiado sobre dois feixes de molas quarto-elípticas. Amortecedores hidráulicos telescópicos inclinados
RodasDe aço estampado, com aros em duas peças desmontáveis. Diâmetro: 10 polegadasDe aço estampado, com aros em duas peças desmontáveis. Diâmetro: 10 polegadas
Pneus4,50 x 104,50 x 10
FreiosTambor de 7 polegadas de diâmetro, hidráulico nas quatro rodas. Superfície de frenagem: 325 cm2Tambor de 7 polegadas de diâmetro, hidráulico nas quatro rodas. Superfície de frenagem: 325 cm2
DireçãoPor meio de volante com caixa de redução em alumínio. Coluna articulada, fixada na porta, tendo abertura conjuntaPor meio de volante com caixa de redução em alumínio. Coluna articulada, fixada na porta, tendo abertura conjunta

Sistema Elétrico:
Sistema Elétrico12 V, alternador12 V, gerador
Potência--130 W
Bateria12 v - 24 A/h12 v - 24 A/h
VelaMarelli cw 240 b, 14 mmBosch W 240 T 1

Chassis e Carroceria:
ChassisEstrutura tubular em aço, trapezoidalEstrutura tubular em aço, trapezoidal
CarroceriaEm chapa de aço de 8/10 mm; Pára-brisa de vidro temperado, janelas laterais e janela posterior de chapa acrílica, quebra-vento regulável. Teto solar.Em chapa de aço de 8/10 mm; Pára-brisa de vidro temperado, janelas laterais e janela posterior de chapa acrílica, quebra-vento regulável. Teto solar.

Dimensões, Peso e Consumo:
Comprimento2285 mm2285 mm
Largura máxima1380 mm1380 mm
Altura1340 mm1340 mm
Entre-eixos1500 mm1500 mm
Bitola dianteira1200 mm1200 mm
Bitola traseira520 mm520 mm
Peso350 kg350 kg
Carga útil230 kg230 kg
Consumo de combustível25 km/l25 km/l
Velocidade máxima85 km/h85 km/h

Tabela de Preços - Automóveis Nacionais - 1960 (Fonte - Revista Quatro Rodas) | Valor do Salário-Mínimo: Cr$9600,00
ModeloPreço de vendaSalários-Mínimos
(Cr$ = Cruzeiros)
Romi-Isetta370.00038
Fusca540.00056
Kombi Furgão498.00052
Kombi Luxo598.00062
Belcar668.00060
Dauphine530.00055
Land Cruiser600.00063
Candango591.00062
Rural 4x2645.00067
Rural 4x4695.00072
Simca Chambord1.098.000114
FNM JK 2000944.00098
Aero Willis895.00093

Principais diferenças dos modelos produzidos no Brasil.

1956-1958 (modelo Iso)
Motor e caixa de câmbio Iso.
Suspensões dianteiras com amortecedores horizontais.
Tampas de combustível e óleo cobertas por uma capa em forma de "bolha".
Aberturas do capô do motor "guelra de tubarão".
Painel triangular reto (velocímetro dourado).
Direção de dois raios, preta ou marfim.
Alavancas de pisca-pisca e faróis no painel.

1956
Faróis em posição baixa, integrados aos pára-lamas.
Indicadores de direção (pisca-pisca) sobre os faróis.
Pára-lamas dianteiros "curtos".
Rebaixo na carroceria para encaixe do suporte de placa traseiro.
Porta dianteira minimamente mais estreita em relação aos demais anos.

1957
Faróis acima dos pára-lamas, nas laterais e abaixo dos quebra-ventos.
Indicadores de direção (pisca-pisca) sobre os faróis.
Pára-lamas dianteiros "longos", alinhados ao batente inferior da porta.

1958
Faróis acima dos pára-lamas, nas laterais e abaixo dos quebra-ventos.
Indicadores de direção (pisca-pisca) sobre os faróis.
Pára-lamas dianteiros "curtos".

1959-61 (modelo BMW)
Motor e caixa de câmbio BMW.
Suspensões dianteiras com amortecedores verticais.
Tampa de combustível cromada, exposta.
"Nariz" na parte posterior da carroceria, para ingresso de ar ao carburador
Aberturas do capô do motor em "persiana".
Faróis acima dos pára-lamas, nas laterais e abaixo dos quebra-ventos.
Indicadores de direção (pisca-piscas) centralizados nas laterais, abaixo das janelas centrais.
Todos os vidros ligeiramente menores que os do modelo Iso.
Borrachas dos vidros mais largas em relação ao modelo Iso.
Alavancas de pisca-pisca e faróis na coluna de direção

1959
Direção de três raios, bege.
Cano curto de abastecimento de óleo.
Carenagem do motor com as letras BMW.

1960
Direção de dois raios, bege.
Cano longo de abastecimento de óleo.
Carenagem do motor sem as letras BMW.

1961
Direção de dois raios, bege.
Cano longo de abastecimento de óleo.
Carenagem do motor sem as letras BMW.

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