Publicado em 21/09/2021

Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições abertas para o projeto Capoeira Socioeducativa

O projeto Capoeira Socioeducativa, para todas as idades e que acontece desde 2014 na Estação Cultural da Fundação Romi, segue com inscrições abertas para quem tem interesse em praticar essa arte e conhecer mais sobre sua cultura. Os encontros são aos sábados, com duas turmas: a primeira das 11 às 12 horas e a segunda das 12 às 13 horas. Os interessados em participar do projeto devem comparecer pessoalmente à administração do espaço plural e multicultural para realizar inscrição. A atividade é gratuita.

Com aulas ministradas pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, o projeto Capoeira Socioeducativa visa desenvolver a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a contribuição da capoeira na formação de quem a pratica, e propagando a cultura da paz e da não violência.

A Capoeira Socioeducativa, nessa edição é apresentada pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Inseridos em um grupo diverso, em prol de um objetivo único e harmônico, os alunos sentem-se parte do todo. “Oferecemos uma atividade socioeducativa, com uma sintonia entre as oficinas e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão”, explica a assistente cultural Natália Fernandes Rocha. “Valorizamos a cultura, arte e esporte, mantendo viva esta cultura popular”, finaliza.

Para o contramestre Motta oportunizar o acesso a Capoeira às crianças e adolescentes oferecendo uma atividade socioeducativa, complementar à escola, contribui para o melhoramento do rendimento escolar, frequência e bom desempenho, sustentando uma sintonia entre as oficinas de Capoeira e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão. “Colabora muito com a população de Santa Bárbara d’Oeste, principalmente com aqueles que participam das oficinas e seus familiares, pois no exercício e prática da Capoeira é estimulada a disciplina, o respeito ao próximo e a boa conduta social”, afirma o contramestre Motta.

Os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa aprendem não apenas o gingado, a luta e o jogo, mas também, a tocar os instrumentos típicos e ecoar cantigas de história oral, além de componentes morais e éticos primordiais ao fortalecimento de vínculos familiares e a convivência social. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança e música. Os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa, por meio das atividades, conscientizam-se acerca de suas responsabilidades, empenho e disciplina e, consequentemente, saúde e bem-estar.

Serviço – Apresentada pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Capoeira Socioeducativa acontece aos sábados, com duas turmas: a primeira das 11 às 12 horas e a segunda das 12 às 13 horas. As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural. A atividade é gratuita e acessível a pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência física, intelectual, visual e auditiva. O atendimento é de segunda a sábado das 08h às 17h e domingo das 08h às 12h . A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d'Oeste, SP. Mais informações podem ser acessadas no site, através do link, www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.