Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$




Programação completa e sinopse:


Dia 17/09, quinta-feira, às 19 horas - LIVE “A POÉTICA DA CASA: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS INTEGRADAS", com a participação do fotógrafo e educador André Carrieri e time Integral Fundamental I.

NESTE ENCONTRO, O TIME DO INTEGRAL DO NEI, JUNTAMENTE AO EDUCADOR E FOTÓGRAFO ANDRÉ CARRIERI, CONVIDA A COMUNIDADE A REFLETIR E RESSIGNIFICAR AS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DE TEMPO E ESPAÇO AO PROVOCAR NAS CRIANÇAS O OLHAR PARA AS POSSIBILIDADES POÉTICAS QUE HABITAM NOSSAS CASAS.


Dia 18/09, sexta-feira (Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I):

INFANTIL 1- Das 18h às 18h30 - "A MÚSICA COMO RECURSO NA EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS COM O USO DE MATERIAIS DIVERSIFICADOS"

AS CRIANÇAS DO INFANTIL 1 DESCOBREM O MUNDO ATRAVÉS DOS SENTIDOS. COM O ESTÍMULO ATRAVÉS DE DIVERSOS MATERIAIS,UTILIZAMOS A MÚSICA PARA FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.


INFANTIL 2 - Das 18h às 18h30 - "A EXPLORAÇÃO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS APRENDIZAGENS"

NO CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DE NOVAS APRENDIZAGENS, PROPOMOS EXPLORAÇÕES COM DIVERSOS MATERIAIS, ENVOLVENDO OS MAIS VARIADOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA. ESSE PERCURSO RESULTOU EM NOVAS DESCOBERTAS E SIGNIFICATIVAS CONEXÕES COM AS FAMÍLIAS.


INFANTIL 3- Das 18h30 às 19 horas - "CRIANÇAS E RELAÇÕES: UMA APROXIMAÇÃO AO UNIVERSO LETRADO"

NO INFANTIL 3, AS INVESTIGAÇÕES DAS CRIANÇAS SÃO PERMEADAS PELOS ENCONTROS E DESCOBERTAS EM RELAÇÃO AO UNIVERSO LETRADO. APROXIMAR AS CRIANÇAS DESSE NOVO MUNDO E INCENTIVAR SUAS TENTATIVAS FORAM ALGUNS DOS NOSSOS OBJETIVOS DURANTE ESSE TEMPO DE ENSINO ON-LINE.


INTEGRAL INFANTIL - Das 19h às 19h30 - “ 'O QUE CABE NA MINHA MALA?'- A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DO IMAGINÁRIO"

LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A CURIOSIDADE E INTERESSE DAS CRIANÇAS PELAS HISTÓRIAS INFANTIS, A TURMA DO INTEGRAL/INFANTIL ESTÁ PARTICIPANDO DAS AVENTURAS DE UM VIAJANTE E DESCOBRINDO COM ELE, ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O NOSSO PAÍS.E VOCÊS ESTÃO CONVIDADOS A FAZER PARTE DESSA VIAGEM!


1º ANO A - Das 19h30 às 20h15 - “ 'QUE O VENTO NOS TRAGA NOVAS HISTÓRIAS...' –UM PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS LEITORAS "

PROVOCAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS LEITORAS NAS CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO, ESTIMULAR O CONHECIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA E AS HABILIDADES DE LEITURA POR MEIO DE REFLEXÕES, PROBLEMATIZAÇÕES E RELAÇÕES.


1º ANO B - Das 19h30 às 20h15 - "A RODA DE CONVERSA E A RODA DA CULTURA: O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS"

VOLTAR O OLHAR PARA A IDENTIDADE DAS CRIANÇAS A PARTIR DAS RODAS DE SEU COTIDIANO E CRIAR POSSIBILIDADES DE INVESTIGAÇÕES CULTURAIS, RELACIONADAS ÀS VIVÊNCIAS E REFLEXÕES ATUAIS.


1º ANO C - Das 19h30 às 20h15 - " A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA CONEXÃO DE NOVAS IDEIAS"

ENTRELAÇAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS QUE INCENTIVEM O PENSAR, SÃO PRINCÍPIOS DOS NOSSOS ENCONTROS ON-LINE. ENVOLVER ESSE CONHECIMENTO NOS PROJETOS E NA ELABORAÇÃO DE JOGOS SÃO POSSÍVEIS E FUNDAMENTAIS PARA A EXPLORAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES.



Dia 19/09, sábado - manhã ( Do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I):

Às 09h30 - " UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA MÚSICA" – APRESENTAÇÃO MUSICAL ENSINO FUNDAMENTAL I

EXPOR AS INVESTIGAÇÕES REALIZADAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 COM AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NO TOCANTE DA HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL, DESDE A GRÉCIA ATÉ O PERÍODO ROMÂNTICO (SÉCULO XIX). ABORDAREMOS AS SEGUINTES PRÁTICAS MUSICAIS: 1. CORO GREGO; 2. CANTO GREGORIANO; 3. CANONE E POLIFONIA; 4. ÓPERA; 6. CONCERTOS; 7. ORATÓRIO; 8. MULHERES NA MÚSICA CLÁSSICA; 9. 9ª SINFONIA DE BEETHOVEN.


2º E 3º ANO A - GRUPO 1 - Das 10h às 11h- "O NOSSO LUGAR NO UNIVERSO"

A ASTRONOMIA EXERCE FASCÍNIO SOBRE A MAIORIA DAS CRIANÇAS E A RAZÃO SE TORNA ÓBVIA PARA QUEM CONTEMPLA A BELEZA DE UM CÉU ESTRELADO. PARTINDO DE UMA VISÃO GERAL DO UNIVERSO, DO SISTEMA SOLAR E DA LOCALIZAÇÃO DA TERRA, USAREMOS SITES DE EXPLORAÇÃO DO UNIVERSO PARA ENCONTRARMOS O LUGAR DE CADA UM NO PLANETA.


2º E 3º ANO A - GRUPO 2- Das 10h às 11h - " CAUSOS ILUSTRADOS - ARTE INSERIDA NO CURRÍCULO"

TODO MUNDO ADORA UMA HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE AQUELA QUE CAUSA UMA INQUIETAÇÃO SE É VERÍDICA OU NÃO. DESSA FORMA, USAREMOS OS ESTUDOS DAS LINGUAGENS DA ARTE, PARA ILUSTRARMOS CAUSOS CONHECIDOS. TRABALHANDO NOSSA REGIONALIDADE, CRIAREMOS ILUSTRAÇÕES PARA ESSAS HISTÓRIAS NOS INSPIRANDO NOS ARTISTAS ESTUDADOS EM AULA.


2º E 3º ANO B - GRUPO 1 - Das 10h às 11h - " AS NARRATIVAS CRIADAS ATRAVÉS DOS CAUSOS"

OS CAUSOS FORAM OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA APRENDERMOS UM POUCO MAIS SOBRE O REGIONALISMO E A ORALIDADE EM LÍNGUA PORTUGUESA. PARTIMOS DO CONHECIMENTO PRÉVIO DE CADA CRIANÇA SOBRE O GÊNERO E AMPLIAMOS SEU CONHECIMENTO A PARTIR DE PROPOSTAS INTERATIVAS SOBRE O TEMA. NESTE ENCONTRO, AS CRIANÇAS IRÃO APRESENTAR AS VIVÊNCIAS TRABALHADAS AO LONGO DESSE PROCESSO INVESTIGATIVO, UTILIZANDO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS JÁ CONHECIDOS POR ELAS.


2º E 3º ANO B - GRUPO 2 -Das 10h às 11h - "CHACOALHANDO O ESQUELETO!"

ESTAREMOS JUNTOS PARA UMA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA QUE INICIARÁ O NOSSO ENCONTRO. DEPOIS DISSO, MERGULHAREMOS NOS CONTEXTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO, DENTRE ELAS: CIRCO, “CROSSKIDS” E DANÇAS.


2º E 3º ANO C - GRUPO 1 - Das 10h às 11h - "A MATEMÁTICA NA VIDA COTIDIANA"

A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE EM DIVERSAS SITUAÇÕES DO NOSSO COTIDIANO E AS CRIANÇAS PERCEBERAM ESSA RELAÇÃO ATRAVÉS DOS CONTEXTOS E REFLEXÕES FEITAS NAS AULAS. ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS JÁ CONHECIDOS E UTILIZADOS POR ELES, APRESENTARÃO O DESENVOLVIMENTO DESSE PERCURSO.


2º E 3º ANO C - GRUPO 2 - Das 10h às 11h - “ 'HOW GREAT ARE PLANTS' - EXPLORANDO AS PLANTAS ATRAVÉS DE INVESTIGAÇÕES 1”

SEEDS, GERMINATION, WATER, MINERALS, SOIL, ROOTS, STEM, LEAVES, FLOWERS AND FRUITS.

O INGLÊS FOI INSTRUMENTO PARA APRENDERMOS E EXPLORARMOS AS PARTES DAS PLANTAS E AS SUAS FUNÇÕES. NESSE ENCONTRO AS CRIANÇAS RELATARÃO, ATRAVÉS DE SUAS INVESTIGAÇÕES, SUAS EXPERIÊNCIAS SOBRE O TEMA.


2º E 3º ANO D - GRUPO 2 - Das 10h às 11h- " A ROBÓTICA CONTEXTUALIZADA: DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL A PARTIR DA ANIMAÇÃO DE CAUSOS"

ENTRE ESCUTA E FALA, VÁRIOS CAUSOS SÃO COMPARTILHADOS E MOSTRADOS EM UMA NOVA LINGUAGEM: AS ANIMAÇÕES. USANDO UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS, O SCRATCH, AS CRIANÇAS RELATARÃO O PROCESSO DE CONTAÇÃO DE CAUSOS, O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES RELACIONADAS À LÓGICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL, DE FORMA LÚDICA E CONTEXTUALIZADA.


2º E 3º ANO E - GRUPO 2 - Das 10h às 11h - “ 'HOW GREAT ARE PLANTS' - EXPLORANDO AS PLANTAS ATRAVÉS DE INVESTIGAÇÕES 2”

SEEDS, GERMINATION, WATER, MINERALS, SOIL, ROOTS, STEM, LEAVES, FLOWERS AND FRUITS.

O INGLÊS FOI INSTRUMENTO PARA APRENDERMOS E EXPLORARMOS AS PARTES DAS PLANTAS E AS SUAS FUNÇÕES. NESSE ENCONTRO AS CRIANÇAS RELATARÃO, ATRAVÉS DE SUAS INVESTIGAÇÕES, SUAS EXPERIÊNCIAS SOBRE O TEMA.


2º E 3º ANO D - GRUPO 1 - Das 11h às 12h - " A REGIONALIDADE E DESENVOLVIMENTO DE ORALIDADE ATRAVÉS DOS CAUSOS"

OS CAUSOS FORAM OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA APRENDERMOS UM POUCO MAIS SOBRE O REGIONALISMO E A ORALIDADE EM LÍNGUA PORTUGUESA. PARTIMOS DO CONHECIMENTO PRÉVIO DE CADA CRIANÇA SOBRE O GÊNERO E AMPLIAMOS SEU CONHECIMENTO A PARTIR DE PROPOSTAS INTERATIVAS SOBRE O TEMA. NESTE ENCONTRO, AS CRIANÇAS IRÃO APRESENTAR AS VIVÊNCIAS TRABALHADAS AO LONGO DESSE PROCESSO INVESTIGATIVO, UTILIZANDO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS JÁ CONHECIDOS POR ELAS.


2º E 3º ANO E - GRUPO 1 - Das 11h às 12h - " OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INICIATIVA DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA"

A MATEMÁTICA ESTÁ PRESENTE EM INÚMERAS SITUAÇÕES DE NOSSA VIDA, INCLUSIVE NOS JOGOS E BRINCADEIRAS. ATRAVÉS DE REFLEXÕES REALIZADAS NAS AULAS, AS CRIANÇAS PERCEBERAM ESSA RELAÇÃO E APRESENTARÃO SEUS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE RECURSOS JÁ UTILIZADOS POR ELAS.


4º E 5º ANO A -GRUPO 1 Das 11h às 12h - " EXPLORANDO O SISTEMA RESPIRATÓRIO E OS VÍRUS ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS"

COMO EXPLICAR O QUE É VÍRUS PARA AS CRIANÇAS, SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS?

EM TEMPOS DE PANDEMIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL NADA MAIS SIGNIFICATIVO DO QUE APRENDER COMO FUNCIONA O SISTEMA RESPIRATÓRIO E ENTENDER AS CONSEQUÊNCIAS DO VÍRUS PARA O NOSSO CORPO. O ASSUNTO DESPERTOU MUITA CURIOSIDADE NAS CRIANÇAS QUE IRÃO EXPOR AS VIVÊNCIAS DESENVOLVIDAS DURANTE ESSE PROCESSO USANDO AS TECNOLOGIAS POR ELES CONHECIDAS.


4º E 5º ANO A - GRUPO 2 Das 11h às 12h- "CONTOS AFRICANOS COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO PARA A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH"

CADA POVO TEM UM JEITO DE SE EXPRESSAR E CONTAR SUAS HISTÓRIAS. OS CONTOS AFRICANOS TRAZEM, ALÉM DE UMA LEITURA PRAZEROSA, MUITA SABEDORIA E MOMENTOS HISTÓRICOS. AS CRIANÇAS RELATARÃO O PROCESSO DE TRABALHO UTILIZANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH, ATRAVÉS DOS CONTOS AFRICANOS QUE FORAM ILUSTRADOS EM FORMA DE ANIMAÇÕES, ESTIMULANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O RACIOCÍNIO.


4º E 5º ANO B - GRUPO 1 Das 11h às 12h - "O ESTUDO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DA MISCIGENAÇÃO DO POVO BRASILEIRO"

A POPULAÇÃO BRASILEIRA É BASTANTE MISCIGENADA. ISSO OCORREU EM RAZÃO DA MISTURA DE DIVERSOS GRUPOS HUMANOS QUE MIGRARAM PARA O BRASIL. AS CRIANÇAS ESTÃO INVESTIGANDO SOBRE ESSE ASSUNTO E SE INTERESSARAM POR SE APROFUNDAREM, BUSCANDO NOVAS MANEIRAS DE APRESENTAR E COMPARTILHAR ESSE TRABALHO.


4º E 5º ANO B - GRUPO 2 - Das 11h às 12h - "INDIGENOUS PEOPLES AROUND THE WORLD"

ESSE TEMA SURGIU ATRAVÉS DO ESTUDO QUE OS ALUNOS ESTAVAM FAZENDO SOBRE “MISCIGENAÇÃO”. SERÁ QUE EXISTEM POVOS INDÍGENAS NOS OUTROS CONTINENTES? A PARTIR DISSO, FIZEMOS UMA BREVE INVESTIGAÇÃO SOBRE ALGUNS POVOS AO REDOR DO MUNDO E COMPARTILHAREMOS O RESULTADO DE NOSSAS DESCOBERTAS.


4º E 5º ANO C - GRUPO 1 - Das 11h às 12h - "BRINCADEIRAS E JOGOS INDÍGENAS E AFRICANOS"

AS BRINCADEIRAS E OS JOGOS INDÍGENAS FORAM INVESTIGADOS PELOS ALUNOS E TAMBÉM SERVIRAM DE INSPIRAÇÕES PARA"?AS"?ATIVIDADES PRÁTICAS REALIZADAS EM CASA. O CONTATO COM A NATUREZA PRESENTE NAS BRINCADEIRAS E A INFORMAÇÃO DE QUE NOSSO PAÍS SEDIOU A 1ª EDIÇÃO DOS JOGOS MUNDIAIS INDÍGENAS EM 2015, GEROU CURIOSIDADE E NOVAS DESCOBERTAS. SENDO ASSIM, OS ALUNOS ABORDARÃO ESSA TEMÁTICA DE FORMA INTERATIVA, DINÂMICA E DIVERTIDA.


4º E 5º ANO C - GRUPO 2 - Das 11h às 12h - "PIRÂMIDE ALIMENTAR : É POSSÍVEL CONSTRUÍ-LA COM OS ALIMENTOS QUE TEMOS EM CASA?"

APÓS O ESTUDO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR, AS CRIANÇAS CONCLUÍRAM QUE, NOS DIAS ATUAIS, TER QUALIDADE DE VIDA DEPENDE DE UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E BALANCEADA. NOSSAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS VARIAM DE PESSOA PARA PESSOA, MESMO ASSIM, É FUNDAMENTAL E INDISPENSÁVEL CONHECERMOS OS ALIMENTOS E COMPREENDER DE FORMA QUE PODEMOS ADEQUÁ-LOS AO NOSSO DIA A DIA. E ESSE SERÁ O TEMA ABORDADO PELAS CRIANÇAS NESSE ENCONTRO.


4º E 5º ANO D - GRUPO 1 Das 11h às 12 h - " DA ESCRAVIDÃO À LIBERDADE"

DURANTE OS NOSSOS ESTUDOS, AS CRIANÇAS FICARAM ENTUSIASMADAS EM COMO A CULTURA AFRICANA ESTÁ INSERIDA EM NOSSO COTIDIANO. EM NOSSO ENCONTRO, ABORDAREMOS A HISTÓRIA DA ÁFRICA ANTES DA ESCRAVIDÃO. ABORDAREMOS O TRÁFICO DE NEGROS DA ÁFRICA PARA O BRASIL, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS CONDIÇÕES NOS NAVIOS E A ESPERA DE COMPRADORES NOS PORTOS. ANALISAREMOS O COTIDIANO DOS ESCRAVOS E SUAS ATIVIDADES EXERCIDAS COMO OS COSTUMES, CASTIGOS REALIZADOS CONTRA ELES E SUA RESISTÊNCIA.


4º E 5º ANO D - GRUPO 2 Das 11h às 12h - “ O PÁSSARO NA GAIOLA" - RELEITURA DAS CARTAS DE VAN GOGH E OS VALORES DA LIBERDADE

“O PÁSSARO NA GAIOLA” RETRATA UMA CARTA DE VAN GOGH PARA SEU IRMÃO THÉO E SERÁ NOSSA INSPIRAÇÃO PARA ESSE PROJETO. SENSÍVEL E ENCANTADOR, O LIVRO É UMA PEQUENA PARÁBOLA SOBRE UM PÁSSARO ENGAIOLADO, SUAS INQUIETAÇÕES SOBRE A CLAUSURA, A LIBERDADE E O AFETO. AS CRIANÇAS IRÃO RECONTAR ESSA HISTÓRIA ATRAVÉS DE SEUS DESENHOS E INTERPRETAÇÕES, TRANSFORMADOS EM UM VÍDEO.


4º E 5º ANO E - GRUPO 1 Das 11h às 12h- "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - A COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DOS ALIMENTOS"

UM RELATO SOBRE AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS DESENVOLVIDAS SOBRE OS CONCEITOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A COMPREENSÃO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR. EXPLORAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DE PESQUISAS E SOCIALIZAÇÃO DO TEMA, A COMPREENSÃO E TRANSFERÊNCIA DOS CONHECIMENTOS PARA SITUAÇÕES DE VIVÊNCIA DOS PROBLEMAS RELACIONADOS À OBESIDADE E OS MAUS HÁBITOS ALIMENTARES.


4º E 5º ANO E -GRUPO 2 Das 11h às 12h - " O MOVIMENTO LIVRE E A LIBERDADE DE SE EXPRESSAR"

UM OLHAR, UMA PALAVRA, UM SOM, UM GESTO... UMA OBSERVAÇÃO CURIOSA SOBRE AS DIFERENTES LINGUAGENS PERMITIU ÀS CRIANÇAS BUSCAREM REFERÊNCIAS E ESTÍMULOS PARA A ARTE DO MOVIMENTO. ASSIM COMO ESSE “MOVER” PROPORCIONOU DIVERSAS SENSAÇÕES, NO DECORRER DOS PROCESSOS INVESTIGATIVOS, SURGIU O INTERESSE DE COMPARTILHAR ESSA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA NOSSA “TELA DE AULA”.


Dia 19/09, sábado - tarde ( Ensino Fundamental II e Médio):

Às 14 horas - LIVE "TRILHAS PEDAGÓGICAS: O CAMINHO EM CONSTRUÇÃO"

14 horas - "TECENDO HISTÓRIAS"

14h35 - "UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA"

15h10 - "CAMINHO DAS ÁGUAS"

16 horas - "ARTE: DA TÉCNICA À EMOÇÃO"

16h40 - "TRILHANDO CONQUISTAS"


Faça sua inscrição clicando aqui.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por