NEI - Núcleo de Educação Integrada

26 de Janeiro de 2022

RETORNO DAS AULAS NO NEI

Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi inicia ano letivo de 2022

O ano de 2022 começou com entusiasmo e a certeza que grandes projetos serão realizados ao longo desse ano. Após 30 dias de férias, os educadores do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi retornaram para planejamento e programação da acolhida dos alunos, momento fundamental no projeto educativo, pois educar é promover o desenvolvimento integral da pessoa.

Os professores compartilharam as boas-vindas da equipe gestora com orientações importantes sobre 2022. Depois, foram divididos entre seus pares para que pudessem já startar suas ideias conectadas ao que será o tema gerador nesse ano letivo. No Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi educar é promover o desenvolvimento integral da pessoa. Facilitar, incentivar, orientar e estimular a criança e o jovem a querer aprender, a querer ser e não apenas ter, para isso, acredita que cabe à escola criar condições favoráveis de aprendizado, mostrar que aprender faz parte da vida e que, por isso mesmo, pode e deve ser algo prazeroso, desafiador e significativo.

Na quinta-feira, dia 20, as famílias entregaram os materiais que os alunos usarão durante o percurso de 2022. Foi a oportunidade de alguns matarem a saudade do espaço, já que o NEI da Fundação Romi conta com uma vasta área verde.

No dia 24 de janeiro, teve início efetivamente o ano letivo. Um misto de reencontro, conhecer o novo, novos colegas, conhecer a estrutura e seus novos professores. “ Aqui o aprendizado se torna interessante, envolvente e interativo. Os alunos gostam da escola, se sentem motivados a desenvolverem competências para o século 21, como comunicação, empatia e confiança. Eles aprendem a enfrentar desafios e a desenvolver a autoestima e posições de liderança”, explica a diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi Ericka Vitta.

Mas, todo trabalho que o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi realiza desde 1993, só é possível, e notório com os resultados alcançados, graças à ponte entre escola e família. “É sempre importante reforçar e lembrar o valor inestimável que a família ocupa no processo educativo escolar. Família e escola são núcleos transformadores fundamentais no desenvolvimento das crianças e jovens. Juntos não mediremos esforços para cumprirmos nossa missão educativa. Juntos somos mais”, enfatiza a diretora do NEI.

Pioneiro em metodologias ativas na educação, cuja proposta é formar alunos com múltiplas experiências, capazes de empreender e transitar com segurança por competências técnicas e emocionais, tanto os jovens do Ensino Médio do NEI quanto os pequenos da Educação Infantil, nas devidas proporções, vivenciarão um ensino fundamentado na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), em Equipes (TBL), em Projetos e em Centros de Interesse, conectando conteúdos teóricos às experiências vivenciais. Ao todo, o complexo do Núcleo de Educação Integrada envolve seis prédios que somam 6mil m2 alocados em 50mil m2 de área verde, envolvendo mais de 30 salas ambiente, laboratórios e ateliês, espaços de convivência, além do ginásio multicultural e poliesportivo.