NEI - Núcleo de Educação Integrada

Fale conosco

19 3499-1553

Av. Monte Castello, 1095
Santa Bárbara d’Oeste - SP

Av. João Ometto, 118
Santa Bárbara d’Oeste - SP

09 de Fevereiro de 2022

OLIMPÍADAS E CONCURSOS DO CONHECIMENTO

Em 2021, alunos do NEI da Fundação Romi conquistaram mais de 90 medalhas e menções honrosas em Olimpíadas e Concursos de Conhecimento



Entrega Medalhas Canguru de Matemática em 2022




No Núcleo de Educação integrada da Fundação Romi os alunos são estimulados a participarem de Olimpíadas e Concursos do Conhecimento. Durante o ano, há vários concursos nas diversas áreas do conhecimento. Em 2021, o saldo foi positivo, totalizando a conquista de 92 premiações entre medalhas e menções honrosas. A oportunidade que os alunos do NEI da Fundação Romi têm em participar de Olimpíadas e Concursos é de extrema importância, e contribui na construção do futuro visando à Universidade


Algumas universidades como UNICAMP, UNESP, USP e UNIFEI vem adotando o processo de Vagas Olímpicas. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento, como as olimpíadas de Matemática, Biologia, Física, Química, História e Robótica, dentre outras. “A participação dos nossos alunos em Olimpíadas do Conhecimento é mais uma iniciativa da escola para incentivá-los a conhecer e desvendar o universo do aprendizado. É mais uma experiência que, contextualizada, promove autoconcentração a autoavaliação. Nossos alunos, sem dúvida, tiveram uma experiência enriquecedora e muito significativa”, afirma a diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi Ericka Vitta.


Em 2021, os alunos participaram do Concurso Canguru de Matemática, a maior competição de Matemática do mundo. Foram conquistadas 05 medalhas de ouro, 22 de prata, 12 de bronze e 19 honra ao mérito, totalizando 58 medalhas. O educador Robson Bueno de Camargo, de Matemática no NEI, destaca a importância em participar de Concursos e Olimpíadas. “Participar de uma competição estimula a gostar da disciplina, e contribui no processo de aprendizagem dela”, afirma. “Praticar a matemática, através de resoluções de problemas e participando deste tipo de concurso, desenvolve o cérebro não somente para as operações, mas também para situações que enfrentamos no dia a dia”, conclui o educador.


Em 2021, aconteceu a 1ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A1). Nessa modalidade, os alunos fizeram relatos sobre o cotidiano durante a pandemia da COVID-19, que foram endereçados às pessoas do futuro. Dos mais de 12 mil participantes dessa edição, apenas 300 relatos foram selecionados como os mais marcantes e publicados. Entre eles, estavam os textos de três alunos do Ensino Médio do NEI da Fundação Romi: Ana Lia Marques, Vinícius Luccas de Oliveira e Ana Clara Andretti.


Na OBR- Olimpíada Brasileira de Robótica, foram conquistadas 01 medalha de prata e 02 menções honrosas. A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, lançou em 2021, pela primeira vez, uma modalidade extra da “Olimpíada Nacional de História do Brasil”, desta vez aberta a toda a comunidade. Duas equipes de alunos dos 8ºs e 9ºs anos do NEI da Fundação Romi passaram pela experiência em participar desta prova, conquistando a aprovação em todas as etapas concluídas. Este é um excelente treinamento para a ONHB oficial da universidade. Os alunos Beatriz da Silva e Ramos e Gabriel de Castro Ferreira receberam Menção Honrosa na 16ª OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática, de 2021.


Também o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi marcou presença com equipes, formadas por três alunos cada, na Olimpíada Brasileira GeoBrasil – VI Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG e IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra - OBCT, organizada pela UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais. Quatro grupos conquistaram medalhas de bronze e 06 medalhas de prata. Na Olimpíada Nacional de Ciências, foram conquistadas 02 medalhas de bronze e 03 menções honrosas.


A tradicional Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que em 2021 chegou a edição número 24 e é a maior olimpíada científica do Brasil, aconteceu em formato virtual. Nesta edição as conquistas dos alunos vieram para celebrar o bom desempenho, principalmente dos que estão no Ensino Fundamental I e participaram pela primeira vez. No total, somando as conquistas dos Ensinos Fundamental I, II e Médio, foram 14 medalhas, sendo 09 de ouro, 04 de prata e 01 de bronze. Orientados pelos educadores na área de Ciências Brígida Queiroz, Alexandre Galetti, Lucas Roberto de Oliveira e Gleici Branco, esta é a quinta vez, desde 2016, que alunos do NEI da Fundação Romi participam da OBA. “Realizar a prova da OBA exige concentração, disciplina e ótima interpretação das questões, mais ainda no formato virtual. Nossos alunos conseguiram excelentes resultados pois refletem o que é a metodologia do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, com autonomia, responsabilidade e protagonismo”, ressalta a professora de Química do NEI da Fundação Romi Brígida Queiroz.


O NEI da Fundação Romi teve alunos medalhistas na III Olimpíada Brasileira de Educação Financeira - OBEF – 2021, competição de nível nacional organizada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB dentro do projeto Educação Financeira para todos, como forma para disseminar a importância da aprendizagem da disciplina. Foram 02 medalhas de ouro, 01 de prata e 01 de bronze, conquistadas por alunos do Ensino Médio. Essa foi a primeira participação do NEI na competição e com medalhistas.



Relacionados