NEI - Núcleo de Educação Integrada

Santa Bárbara d’Oeste - SP

30 de Dezembro de 2020

LIVES E TRANSMISSÕES DO NEI

Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi disponibiliza LIVES e transmissões no Facebook e Youtube

LIVE “Aprendizagem e currículo: o papel da escola na pandemia”

Durante o ano de 2020, devido à pandemia da Covid-19, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi realizou várias ações no mundo virtual. Duas delas fora a transmissões de LIVES, com temas ligados à educação. As transmissões foram feitas pelo Facebook www.faceboor.com/fundacaoromi e canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi.

A primeira foi realizada em maio de 2020, com a participação de Luciene Tagnetta. A equipe gestora educacional do NEI da Fundação Romi conduziu o bate-papo on-line, como tema “As relações interpessoais em ambientes virtuais: o papel da família e da escola para o sucesso escolar”, e está disponível no canal do Youtube da Fundação Romi. “Este assunto contribuiu para o momento que vivemos, trouxe orientações para uma boa convivência e também fortalecer a importância do trabalho em equipe entre escola e família”, enfatiza a diretora do NEI da Fundação Romi Ericka Vitta.

Em junho foi a vez dos educadores do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi Marcia Araujo, Jotapê Oliveira e Denis Espanhol, junto aos alunos Pedro e Ana Elisa, realizarem uma roda de conversa sobre “O valor da arte em tempos de isolamento social”, pelo canal do Youtube da Fundação Romi. Já em agosto, as convidadas foram Katia Smole e Debora Garofalo, que abordaram o tema “Aprendizagem e currículo: o papel da escola na pandemia”, e teve transmissão simultânea no canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi e página do Facebook do NEI (https://www.facebook.com/fundacaoromi).

Sempre pensando em orientar não somente a comunidade do NEI, mas o todo, em agosto foi transmitida a LIVE “Tira-dúvidas de Vestibulinhos -Cotil, Cotuca e ETEC Polivalente”, com a participação do professor André Albino, do Cotil e do NEI da Fundação Romi, e a professora Denise Bittar, do Cotil e ETEC Polivalente. Durante mais de 60 minutos o público pode perguntar sobre o novo formato de inscrição e avaliação das escolas técnicas em 2021. “A ideia de realizar a LIVE surgiu com as mudanças do processo seletivo para 2021. Alguns dos nossos alunos começaram a nos questionar. Pensamos que além deles, outros estudantes estavam com dúvidas. O professor André faz parte da nossa equipe de educadores, também atua no Cotil, e aceitou a proposta da LIVE, e passar as informações. Acreditamos que contribuímos para que os jovens, não somente alunos do NEI, entendessem o novo formato do processo”, explica a coordenadora pedagógica Wallesandra Araujo.

Em setembro foi a vez de adaptar um evento presencial para o formato virtual, e assim, com três duas de duração, aconteceu a edição de 2020 do já tradicional “NEI de Portas Abertas”. Com o tema “Aprendizagem conectada: relatos da experiência da educação on-line” o evento trouxe as experiências neste período, e os projetos realizados, com os relatos de educadores, famílias e alunos, da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O evento teve transmissões pelo aplicativo Microsoft TEAMS e canal do Youtube da Fundação Romi e fanpage do Facebook do NEI. Todas as transmissões estão disponíveis no Youtube da Fundação Romi.

Após o Ministério da Educação apresentar a reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais, muitas dúvidas surgiram de como ficará este novo formato. Para orientar e tirar dúvidas, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi realizou LIVE “Fique por dentro: Mudanças no ENEM” com a participação dos educadores Alexandre Galetti, Lucas de Oliveira, Mariana Burin e Marili Bassini, no mês de novembro. O bate papo está disponível no canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi e fanpage do NEI www.facebook.com/fundacaoromi.

Para fechar 2020, no mês de dezembro, foi transmitida em tempo real a Formatura do 9º ano. Respeitando todos os protocolos de segurança e saúde, o evento aconteceu na Área de Convivência do NEI da Fundação Romi, um espaço com mais 300 metros quadrados, ocupação inferior aos 40 % permitidos pelo Plano São Paulo na fase amarela, distanciamento de um metro e meio dos assentos com marcação, álcool em gel em todo recinto, além do uso obrigatório de máscara. Estiveram presentes os alunos formandos e equipe de apoio e técnica. Com isso, foi transmitida em tempo real da cerimônia, para que as famílias, e comunidade de Santa Bárbara d’Oeste e região, acompanhassem este momento.

Também no último mês do ano, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi realizou a LIVE “O universo em mim: o quintal da minha infância” com participação dos alunos e educadores do Infantil 3 e 5º ano. A transmissão aconteceu pelo canal do Youtube da Fundação Romi (www.youtube.com/FundacaoRomi) e fanpage do Facebook do NEI (www.facebook.com/FundacaoRomi). O evento on-line marcou o encerramento de um ciclo, transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e do Ensino Fundamental 1 para o Ensino Fundamental 2.

As adaptações ao mundo virtual foram necessárias, mas não deixou de lado a essência do NEI da Fundação Romi. “Temos um balanço positivo das atividades que realizamos de forma on-line durante o tempo de Distanciamento Social”, comenta a diretora Ericka Vitta. “Conseguimos executar as ações, no formato virtual, com a participação de todos que formam a comunidade NEI, alunos, educadores, família, gestão e equipe de apoio. Assim, seguimos no caminho da educação transformadora”, finaliza.

As LIVES e transmissões, com temas ligados à educação, realizada pelo Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi durante 2020 estão disponíveis no Facebook www.faceboor.com/fundacaoromi e canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi.