NEI - Núcleo de Educação Integrada

Av. João Ometto, 118
Santa Bárbara d’Oeste - SP

Metodologia

No Núcleo de Educação Integrada, os alunos passam pela consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental através da preparação para o mercado e cidadania, de modo a serem capazes de se adaptar com flexibilidade às novas condições do mundo e no aprimoramento como pessoas.

O nosso tempo é de transição, e a nossa geração é transiente. Nossa tarefa é viver uma "temporada de projetos", na qual é impossível utilizar os velhos parâmetros e valores pedagógicos, arquitetônicos, éticos, sociais e educacionais, e na qual, assim, torna-se essencial aventurar-se no novo e fazer planos para futuros reais. Embora seja, com certeza, um momento de potencial desorientação e confusão, de incertezas muito difusas e contradições, é também um momento emocionante, rico de possibilidades.
Carla Rinaldi

No Ensino Médio os alunos desenvolvem estudos e pesquisas, promovem fóruns de debates sobre um determinado tema de interesse e disseminam conhecimentos por meio de eventos, seminários, palestras e encontros, contribuindo para processos criativos e colaborativos.

Nessa fase escolar, o aluno - já autônomo -, poderá, a partir do segundo ano, fazer suas escolhas e montar parte de sua grade curricular de acordo com seus centros de interesse e aptidões, favorecendo desta forma suas escolhas profissionais e futuras de estudo e trabalho.

Núcleo de Educação Integrada,
a escola da Fundação Romi.