
No Ensino Médio, o ensino é organizado em áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas. O foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais e no uso criativo das diversas mídias que são desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual, Inglês, Educação Física e Artes.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias propõe que os estudantes possam construir e utilizar conhecimentos específicos da área para argumentar, propor soluções e enfrentar desafios locais e/ou globais, relativos às condições de vida e ao ambiente trabalhadas em aulas de Biologia, Física e Química.
As disciplinas de História e Geografia compõem a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que concentra-se na análise e na avaliação das relações sociais, dos modelos econômicos, dos processos políticos e das diversas culturas.
No Ensino Médio, na área de Matemática e suas Tecnologias, os estudantes devem utilizar conceitos, procedimentos e estratégias não apenas para resolver problemas, mas também para formulá-los, descrever dados, selecionar modelos matemáticos e desenvolver o pensamento computacional, por meio da utilização de diferentes recursos da área.
Já as Eletivas são de escolha dos estudantes e oferecem a oportunidade de ampliação e aprofundamento de estudos relativos às áreas de conhecimento e promovendo a aquisição de competências relevantes para a vida no século 21.
As aulas de STEAM (em inglês Science, Technology, Engineering, Mathematics Arts), tem o objetivo de englobar Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes em um único modelo de ensino integrado, em que a criatividade é um dos principais estímulos.