NEI - Núcleo de Educação Integrada

Av. João Ometto, 118
Santa Bárbara d’Oeste - SP

Grade Curricular

Está organizado em quatro áreas do conhecimento, que favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares.

A área de Linguagens, no Ensino Fundamental, está centrada no conhecimento, na compreensão, na exploração, na análise e na utilização das diferentes linguagens (visuais, sonoras, verbais, corporais), visando estabelecer um repertório diversificado sobre as práticas de linguagem e desenvolver o senso estético e a comunicação com o uso das tecnologias digitais. Estimulados nas disciplinas Língua Portuguesa, Inglês, Produção textual, Educação Física, Arte, Música, Expressão Corporal e Maker ( Movimento “Mão na Massa” que permite a ideia de que podemos construir, criar e arrumar com recursos que temos às mãos, instigando o aluno aprender fazendo).

No Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, trabalhados nas disciplinas de Ciências, STEAM (em inglês Science, Technology, Engineering, Mathematics and Arts) propõe que os estudantes possam explorar e identificar conhecimentos específicos da área para argumentar, propor soluções e enfrentar desafios locais e/ou globais, relativos às condições de vida e ao ambiente.

Já nas disciplinas de História e Geografia que contempla a área de Ciências Humanas, no Ensino Fundamental, define aprendizagens centradas na análise, comparação, interpretação e construção de argumentos, por meio da utilização de conceitos e recursos fundantes da área.

A área de Matemática, no Ensino Fundamental, centra-se no desenvolvimento da compreensão de conceitos e procedimentos em seus diferentes campos, visando à resolução de situações-problema na disciplina de Matemática e na disciplina de Robótica (utilizando-se de circuitos elétricos e programação, estimulando o raciocínio lógico e também a criatividade para automatizar o que julgar importante ou necessário).

Núcleo de Educação Integrada,
a escola da Fundação Romi.