NEI - Núcleo de Educação Integrada

Santa Bárbara d’Oeste - SP

Av. João Ometto, 118
Santa Bárbara d’Oeste - SP

SELECT * FROM nei_paginas WHERE url = 'ensinos/ensino-fundamental-1/metodologia'

Metodologia

Com base em mais de 60 anos de Fundação Romi, o NEI cultiva a formação dos valores e da cidadania em um ambiente de respeito, solidariedade e responsabilidade, onde seu filho aprende uma educação global em um período integral.

O nosso tempo é de transição, e a nossa geração é transiente. Nossa tarefa é viver uma "temporada de projetos", na qual é impossível utilizar os velhos parâmetros e valores pedagógicos, arquitetônicos, éticos, sociais e educacionais, e na qual, assim, torna-se essencial aventurar-se no novo e fazer planos para futuros reais. Embora seja, com certeza, um momento de potencial desorientação e confusão, de incertezas muito difusas e contradições, é também um momento emocionante, rico de possibilidades.
Carla Rinaldi

O conceito de interdisciplinariedade é adotado pelo Núcleo de Educação Integrada, enriquecendo ainda mais o trabalho por projetos.

Através de uma metodologia inovadora, as crianças são instigadas a buscarem o conhecimento partindo de uma problemática, realizando pesquisas, construindo sua autonomia e se desenvolvendo na relação entre pares. Os educadores são mediadores no processo da aprendizagem e estimulam as descobertas nos pequenos e grandes grupos, os quais passam a ser multisseriados a partir do 2º ano do Ensino Fundamental 1, incentivando as crianças para que, juntas, ressignifiquem o conhecimento.

Núcleo de Educação Integrada,
a escola da Fundação Romi.