NEI - Núcleo de Educação Integrada

Santa Bárbara d’Oeste - SP

SELECT * FROM nei_paginas WHERE url = 'ensinos/educacao-infantil/metodologia'

Metodologia

Todos somos feitos de raízes e são elas que definem nossa identidade e futuras habilidades. O NEI tem as raízes na aprendizagem por meio de projetos, onde seu filho é ouvido e por meio das relações, desenvolve seu potencial investigativo.

O nosso tempo é de transição, e a nossa geração é transiente. Nossa tarefa é viver uma ’temporada de projetos’, na qual é impossível utilizar os velhos parâmetros e valores pedagógicos, arquitetônicos, éticos, sociais e educacionais, e na qual, assim, torna-se essencial aventurar-se no novo e fazer planos para futuros reais. Embora seja, com certeza, um momento de potencial desorientação e confusão, de incertezas muito difusas e contradições, é também um momento emocionante, rico de possibilidades.
Carla Rinaldi
No Núcleo de Educação Integrada, a aprendizagem se desenvolve através das relações: consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Por meio do brincar, explorações em meio à natureza e criação de contextos investigativos nos ambientes escolares, as crianças se expressam e se reconhecem nos pequenos e grandes grupos.
O protagonismo infantil é desenvolvido desde essa faixa etária, com o exercício da escuta ativa por parte dos educadores, levando em consideração os interesses e apontamentos das crianças. Essa prática faz com que elas se reconheçam como pertencentes ao grupo, construindo sua identidade pessoal, desenvolvendo habilidades, identificando movimentos, expressando sentimentos e descobrindo o mundo à sua volta.

Por meio da documentação pedagógica, dividimos o processo de construção da aprendizagem com as famílias, para que possamos tecer, juntos, um percurso feliz para nossas crianças.

Ensino Integral: opcional
Língua Inglesa: vivências do cotidiano
Documentação Pedagógica

Núcleo de Educação Integrada,
a escola da Fundação Romi.