NEI - Núcleo de Educação Integrada

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Grade Curricular


As crianças são protagonistas das suas aprendizagens. Elas aprendem estando em relação com si mesmas, com os outros, com o espaço, o tempo, e o meio. Claro que elas aprendem do seu próprio modo com a cabeça, mãos e coração. No entanto, os atores principais precisam ser acompanhados e apoiados para decidirem a direção a seguir as suas propostas.
Elisabetta Lalumera

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil no NEI, está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

A definição e denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem a BNCC em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Os campos de experiências em que se organizam são:


Eu, o outro e o nós

É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.


Corpo, gestos e movimentos

Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem.


Traços, sons, cores e formas

Participação das crianças em tempos e espaços para produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que elas se apropriem e reconfigurem permanentemente a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliarem repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.


Escuta, fala, pensamento e imaginação

Promoção de interações e brincadeiras nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Criação de oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.


Escuta, fala, pensamento e imaginação

A Educação Infantil é a etapa em que as crianças estão se apropriando da língua oral e, por meio das variadas situações as quais podem falar e ouvir, vão ampliando e enriquecendo seus recursos de expressão, compreensão e seu vocabulário. Desde cedo, a criança manifesta desejo de se apropriar da leitura e da escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de texto, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita.



Núcleo de Educação Integrada,
a escola da Fundação Romi.