NEI - Núcleo de Educação Integrada

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Grade Curricular

O currículo contribui para o desenvolvimento do senso de identidade de cada aluno através do conhecimento e entendimento dos patrimônios moral, social e cultural de nossa sociedade diversificada e das dimensões locais, nacionais e globais de suas vidas.


As crianças são protagonistas das suas aprendizagens. Elas aprendem estando em relação com si mesmas, com os outros, com o espaço, o tempo, e o meio. Claro que elas aprendem do seu próprio modo com a cabeça, mãos e coração. No entanto, os atores principais precisam ser acompanhados e apoiados para decidirem a direção a seguir as suas propostas.
Elisabetta Lalumera


Considerando que na Educação Infantil as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando -lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil no NEI está estruturada em cinco campos de experiências propostos pela BNCC, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Pensando nesses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organizam são:


Eu, o outro e o nós

É na interação com os pares e com os adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar, e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes e outros pontos de vista.





Corpo, gestos e movimentos


Com o corpo, as crianças desde cedo exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam, brincam e produzem conhecimento sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem.




Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


Promoção de interações e brincadeiras nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Criação de oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.





Traços, sons, cores e formas


Participação das crianças em tempos e espaços para produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que elas se apropriem e reconfigurem permanentemente a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliarem repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.





Escuta, fala, pensamento e imaginação


A Educação Infantil é a etapa em que as crianças estão se apropriando da língua oral e, por meio das variadas situações as quais podem falar e ouvir, vão ampliando e enriquecendo seus recursos de expressão, compreensão e seu vocabulário. Desde cedo, a criança manifesta desejo de se apropriar da leitura e da escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de texto, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita.



Núcleo de Educação Integrada,
a escola da Fundação Romi.