NEI - Núcleo de Educação Integrada

Santa Bárbara d’Oeste - SP

Av. João Ometto, 118
Santa Bárbara d’Oeste - SP

SELECT * FROM nei_paginas WHERE url = 'a-escola/o-nucleo-de-educacao-integrada/plano-escolar'

Plano Escolar

O conceito de currículo proposto no NEI tem como base a Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (9394/96), e as mais recentes estruturações previstas pelo MEC propostas pela Base Comum Curricular, orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Para além do Currículo Escolar Formal, nossa Metodologia de Trabalho supera, e muito, as expectativas previstas pelo MEC. Considerando as transformações e exigências sociais latentes na sociedade contemporânea, não é possível considerar um currículo fechado, e sim aberto às necessidades, curiosidades e demandas provenientes dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Ir além do previsível nos possibilita ofertar uma educação transformadora e personalizada.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Artigos 32 e 35), na educação formal, os resultados das aprendizagens precisam se expressar e se apresentar como sendo a possibilidade de utilizar o conhecimento em situações que requerem aplicá-lo para tomar decisões pertinentes. A esse conhecimento mobilizado, operado e aplicado em situação, se dá o nome de competência, que resumidamente refere-se ao sentido da mobilização e aplicação dos conhecimentos escolares, entendidos de forma ampla (conceitos, procedimentos, valores e atitudes). Assim, ser competente significa ser capaz de, ao se defrontar com um problema, ativar e utilizar o conhecimento construído.

Núcleo de Educação Integrada,
a escola da Fundação Romi.