Publicado em 21/08/2020

Para comemorar os 64 anos do Romi-Isetta, CEDOC da Fundação Romi realiza LIVE

]

Para marcar os 64 anos do primeiro carro de passageiro fabricado em série no Brasil, o Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi realiza LIVE “Romi-Isetta 64 anos” no dia 03 de setembro, quinta-feira, às 19 horas. A transmissão será simultânea pela fanpage do Romi-Isetta no Facebook www.facebok.com/RomiIsettaBR e canal do Youtube da Fundação Romi www.youtube.com/FundacaoRomi. O bate papo terá a participação de Eugenio Chiti, filho de Carlos Chiti, co-idealizador da fabricação do Romi-Isetta no Brasil, colecionador de Romi-Isettas e co-administrador da fanpage do Facebook Romi-Isetta Brasil, do superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti e da coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

Durante a LIVE serão compartilhadas histórias e curiosidades sobre o período de fabricação do Romi-Isetta. “Para quem é apaixonado por automóveis, principalmente pela história do Romi-Isetta, não pode perder esta LIVE. A participação do Eugenio Chiti trará um brilho, pois além de colecionador, também foi ele quem ouviu as histórias do Sr. Carlos Chiti. Ele é um grande entusiasta e contribuidor para que a história do Romi-Isetta continue. Estar junto ao Eugênio nessa LIVE, e poder compartilhar a história desse momento de grande importância para a história da indústria automobilística brasileira, é uma grande honra e alegria”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Nosso Centro de Documentação Histórica preserva e guarda um rico material do Romi-Isetta com fotografias, catálogos, desenhos técnicos. São milhares de documentos que mantém viva a memória do pequeno pioneiro”, conclui.

O CEDOC da Fundação Romi conta em seu acervo com uma coleção do Romi-Isetta que é de extrema significação para o resgate e preservação da memória da indústria automobilística brasileira, pois, reflete o contexto social, econômico e político em que foi construído o primeiro carro de passeio fabricado em série no Brasil. “No acervo fotográfico, por exemplo, há imagens do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Brasília, além de personalidades como Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Odete Lara, Anselmo Duarte, Eva Wilma, entre outros nomes da história brasileira”, explica a coordenadora do Centro de documentação Histórica da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

A LIVE “Romi-Isetta 64 anos” acontece dia 03 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, com transmissão será simultânea pela fanpage do Facebook www.facebok.com/RomiIsettaBR e canal do Youtube da Fundação Romi www.youtube.com/FundacaoRomi. Durante o bate papo, o público pode interagir através dos comentários das plataformas.