Publicado em 10/08/2020

Em agosto a rodovia Américo Emílio Romi celebra 57 anos de inauguração

Prefeito Américo Emílio Romi, Ângelo Sans e senhores visitando obras. 1952.

Você já passou pela Rodovia Américo Emílio Romi quando se dirigiu para o bairro Santo Antonio Sapezeiro ou para a cidade de Capivari? Saiba que o dia 13 agosto de 1953, marca a data de inauguração dessa estrada que era de terra até 1985. A equipe do Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi preparou uma pesquisa sobre esse assunto e apresenta a história em seu site, na área de pesquisa temática com uma série de fotografias que mostram as transformações pelas quais passaram esse local.

Quando ainda não se chamava Rodovia Comendador Américo Emilio Romi, esse trecho era conhecido como Estrada Santa Bárbara-Capivari, e por ela, durante muito tempo, os principais veículos que circularam foram as carroças, os troles e os carros de boi. “Como não era asfaltada, a depender das condições climáticas, poderia se tornar intrafegável e atolar facilmente os veículos que tentassem atravessar a lama depois de forte chuva”, conta a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.
Em abril de 1952 na época que Américo Emilio Romi era prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, começaram as obras dessa estrada em uma parceria feita pela prefeitura com o DER (Departamento de Estrada de Rodagem) de São Paulo. “Em 4 de maio de 1953 a Câmara Municipal denomina Via Romi a Estrada Santa Bárbara-Capivari e em 13 de Agosto de 1953, com a presença do governador de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez a Via Romi é inaugurada, complementa Sandra.
A Via Romi foi ampliada e seu traçado melhorado, porém levou um bom tempo para que fosse asfaltada, mais precisamente 32 anos; e com essa melhoria também veio uma nova alteração em seu nome que, por meio da lei 4.884 de autoria do deputado Vanderlei Macris passou a se chamar Rodovia Comendador Américo Emilio Romi (SP-306).
Em junho 1984 iniciaram-se as obras, mais uma vez em parceria com DER, e com o apoio do governador Franco Montoro, a obra foi inaugurada na gestão do então prefeito José Maria de Araújo Junior, no dia 14 de Dezembro de 1985. A solenidade ocorreu na divisa dos municípios de Santa Bárbara e Capivari e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, e também dos filhos de Américo Emilio Romi: Giordano, Alvares e Romeu Romi.

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.