Publicado em 22/09/2023

NEI de Portas Abertas acontece no dia 23 de setembro

"Ler para Libertar: a imaginação, a realidade e a criticidade" é o tema gerador dos desafios do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi e do "NEI de Portas Abertas" neste ano. Os mais de 100 projetos serão apresentados pelos próprios alunos, que trabalharam desde o início do ano, e mostrarão os produtos finais no dia 23 de setembro, sábado, das 9h às 15 horas. O evento, que é aberto ao público, acontece na sede da escola, à Av. João Ometto, 118, em Santa Bárbara d’Oeste, com entrada gratuita.

Com base na metodologia investigativa da escola, o objetivo principal é instigar e refletir sobre assuntos que causaram impactos na humanidade em sua trajetória. Com eixos temáticos norteadores, os projetos analisam as marcas pessoais, históricas, científicas, sociais e políticas, unindo Cultura, Arte, História, Ciência e Sociedade em uma visão sistêmica sobre o Universo e seus habitantes em curso.

Durante a visita os participantes poderão acompanhar os percursos investigativos de cada grupo, interagir, aprender, conhecer e apreciar os produtos dos temas pesquisados, que são propostos pelos próprios alunos. "Neste ano, o nosso tema gerador e os 10 eixos temáticos nos farão refletir de que maneira a leitura nos liberta para o mundo e nos subsidia a transformá-lo. Todos os subtemas apresentados foram levantados pelos alunos, assim como o questionamento principal, norteador das pesquisas: o que eu gostaria de saber sobre esse tema?", explica Ericka Vitta, diretora do NEI.

Serviço:
A mostra científica "NEI de Portas Abertas" tem entrada franca e acontece no dia 23 de setembro, das 9h às 15h no Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, localizado na Av. João Ometto, 118, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d'Oeste. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3499-1553 ou 1556.