Publicado em 04/09/2020

CEDOC da Fundação Romi convida internautas a participarem de álbum colaborativo especial em comemoração aos 64 anos do Romi-Isetta

Em 05 de setembro de 1956 aconteceu o lançamento oficial do Romi-Iseta, o "Pequeno Pioneiro”, primeiro carro de passageiro fabricado em série no Brasil. Para celebrar, a Fundação Romi realiza, em datas redondas, o Encontro Nacional de Romi-Isetta com a presença de colecionadores, proprietários e apaixonados pelo carro. Em comemoração aos 64 anos do Romi-Isetta, e para relembrar dos Encontros, o Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi publicará na segunda quinzena de setembro um álbum colaborativo com fotos, enviadas pelos internautas, de edições do evento.

Para participar é necessário enviar sua foto, durante um Encontro Nacional de Romi-Isetta, pelo inbox da página do Facebook https://www.facebook.com/cedocfundacaoromi, ou postar no comentário da publicação da ação do álbum colaborativo. Lembre-se de colocar seu nome identificando a foto e ano do encontro. O recebimento das fotografias será a partir de 08 de setembro.

A proposta visa a interação com o bom público que segue as mídias sociais do CEDOC da Fundação Romi, resgatar a memória e lembranças do evento Encontro Nacional de Romi-Isetta, também comemorar os 64 anos. "Relembrar edições do Encontro Nacional de Romi-Isetta através de registros fotográficos dos internautas, mantém viva a memória do Romi-Isetta, e aproximação com nosso público. Quem já participou do evento, e tem fotos, pode compartilhar conosco", convida a coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

O CEDOC da Fundação Romi conta em seu acervo com uma coleção do Romi-Isetta que é de extrema significação para o resgate e preservação da memória da indústria automobilística brasileira, pois, reflete o contexto social, econômico e político em que foi construído o primeiro carro de passeio fabricado em série no Brasil. "Nosso Centro de Documentação Histórica preserva e guarda um rico material do Romi-Isetta com fotografias, catálogos, desenhos técnicos. São milhares de documentos que mantém viva a memória do pequeno pioneiro”, finaliza Sandra.