Publicado em 06/08/2020

Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi participa de pesquisa do Escolas Exponenciais que traz um diagnóstico da educação em tempos de pandemia

“Diagnóstico Nacional da Educação”, DNE, esse é o nome da iniciativa que o Escolas Exponenciais criou para ajudar gestores de escolas a avaliar os efeitos do cenário da pandemia. A partir do resultado de uma pesquisa feita com diretores, professores e pais de alunos, as escolas vão poder estudar sua estratégia e saber como estão em comparação com a média nacional. O Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi foi uma das instituições a aderir ao movimento.

O resultado contribui para que as escolas consigam identificar: O quanto os seus professores e pais estão satisfeitos com o serviço da escola neste momento; O risco de evasão de alunos neste momento e Como os pais e professores avaliam a qualidade da relação com a escola. “Estes dados nos trazem informações importantes para que possamos dar continuidade no trabalho que executamos”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “São fontes que nos nortearão, e também farão refletir para sabermos onde podemos melhorar no serviço que oferecemos”, conclui.

Dos itens questionados na pesquisa, 88% dos pais e responsáveis responderam que recomendam o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi para outros pais. Já quanto o material didático digital, plataforma de exercícios online, material didático impresso e qualidade das atividades remotas, 80% estão totalmente satisfeitos. A comunicação entre e escola e pais aponta que 90% estão totalmente satisfeitos. “O quanto estamos preparados para as incertezas nos faz realizar um trabalho diferenciado. E nesse sentido nós, do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, estamos tecendo e construindo, através da escuta e fala com nossos professores, famílias dos nossos alunos, pesquisadores, entre outros, que são peças importantes para podermos traçar o rumo da educação”, enaltece a diretora do NEI Ericka Vitta.

O Diagnóstico Nacional da Educação também indagou os professores, profissionais que estão diretamente ligados a todo o processo da educação e suas adaptações neste novo tempo. 80% apontaram total satisfação nos assuntos: Qualidade das soluções digitais oferecidas pelo sistema de ensino; Qualidade e quantidade de exercícios; Qualidade gráfica e organização do material; Qualidade dos textos, explicações e conteúdo teórico; Vídeos do sistema de ensino e Material didático digital.

A pesquisa foi executada de forma virtual, através do aplicativo ClassApp entre junho e julho. A participação tanto dos pais e responsáveis, quanto dos professores, foi de forma voluntária. “Agradecemos a todos que responderam o Diagnóstico Nacional da Educação. São ações, como esta promovida pelo Escolas Exponenciais, que contribuem para que seja mantida nossa qualidade, e sempre em busca de melhorarmos”, finaliza o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.