Publicado em 06/07/2020

Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi segue com ações virtuais que interagem com o público

Quem é seguidor das mídias sociais do Centro de documentação Histórica-CEDOC da Fundação Romi acompanha as ações on-line e sabe que pode interagir com as postagens. Durante a pandemia foram criadas outras colunas que convidam o público para participar. Dando sequência à proposta, o CEDOC lança “Enquete” que trará perguntas, com dados históricos.

A primeira proposta estará na página do Facebook a partir de 08 de julho e ficará disponível para participação durante uma semana. O tema está relacionado ao aniversário da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d'Oeste, hoje Estação Cultural da Fundação Romi comemorado em 14 de julho. “O CEDOC da Fundação Romi já se utilizava antes da pandemia das mídias sociais a participação do público para identificar fotografias antigas e outras postagens. Agora, para diversificar esse trabalho de interação com o público no ambiente digital, uma vez que as atividades presenciais ainda estão suspensas, irá realizar Enquetes, Quiz, Álbuns Colaborativos utilizando as ferramentas que as mídias sociais já disponibilizam”, explica a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

Durante os próximos dias haverá outras ações online, que convida o público a participar, além de ser uma nova fonte de difusão do conhecimento histórico, principalmente da história local. Também algumas propostas são voltadas para contribuição na produção do conteúdo, como os Álbuns Colaborativos Temáticos, que os internautas serão convidados a enviarem uma foto que fará parte de um grande álbum de um tema pré definido.

“Esse tipo de interação com o público tem sido utilizado por muitos espaços dedicados à preservação da história como uma estratégia de atingir o público de maneira virtual. A ideia é desafiar o público com perguntas sobre a história local para que os seguidores das mídias sociais possam responder ou chamar o público para que possam contribuir com construções de álbuns fotográficos digitais através de envio de imagens por meio de inbox no Facebook”, finaliza Sandra.

Para saber como serão as ações do Centro de Documentação Histórica-CEDOC da Fundação Romi nas mídias sociais, e também em como participar, continue acompanhando através da Fanpage www.facebook.com/cedocfundacaoromi e Instagram @cedocdafundacaoormi.