Publicado em 08/06/2020

CEDOC da Fundação Romi realiza LIVE com jornalista esportivo JJ Bellani no Facebook

O Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi entra na nova onda virtual e realiza sua primeira LIVE, com a participação do jornalista esportivo JJ Bellani. A transmissão será nesta terça-feira, dia 09 de junho, às 15 horas na página da mídia social Facebook www.facebook.com/cedocfundacaoromi. Os internautas poderão participar enviando perguntas, em tempo real. O bate papo terá com o tema “99 anos do Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães”.

Há 99 anos era inaugurado o estádio de futebol do União Agrícola Barbarense localizado à Rua 13 de maio. Em 22 de maio de 1921, o local era chamado de Praça de Esportes e no dia, aconteceu uma partida amistosa entre o time do União Agrícola Barbarense e do Concórdia de Campinas, vencida pela equipe de Santa Bárbara d’Oeste por 3 a 1. Em 1938 (no dia 18 de dezembro - na vitória do União por 2 x 0 sobre a Internacional de Limeira) o campo passou à denominação de "Praça de Esportes Antonio Guimarães" (o seu "patrono" Antonio Lins Ribeiro Guimarães foi o presidente por maior tempo na história do clube). Mais tarde, a "Praça de Esportes" passou a ser chamada de "Estádio". “Este campo, localizado à Rua 13 de maio, a terra foi doada pela Usina Santa Bárbara, solicitada pelo então presidente Antonio Lins Ribeiro Guimarães”, conta JJ Bellani.

Com a pesquisa histórica esportiva, JJ Bellani foi convidado para o bate papo. “A história do time centenário de Santa Bárbara d’Oeste é tema do livro do jornalista esportivo J.J. Bellani que está publicado em formato digital em nosso site”, explica a coordenadora do CEDOC Sandra Edilene de Souza Barboza. “No livro, Bellani escreve que antes da inauguração do estádio o time do União Barbarense já havia utilizado campos em dois outros locais, no centro da cidade: primeiramente na área da Estação de Trem (onde funcionou a FEPASA e hoje Estação Cultural da Fundação Romi) e depois no Largo São Benedito (área onde funcionaram as empresas COFTESBA, Cervone e Campo Belo). Não há pessoa mais conhecedora da história do União Barbarense do que JJ Bellani”, conclui.

Quem é apaixonado por esportes, principalmente pelo Leão da 13, não pode perder esta LIVE. O bate papo com JJ Bellani será conduzido pela coordenadora do CEDOC Sandra Edilene de Souza Barboza, com mediação da analista de comunicação da Fundação Romi Thiane Mendieta. Perguntas e interações poderão ser feitas durante a transmissão. A LIVE com o tema “99 anos do Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães” acontece nesta terça-feira, dia 09 de junho, às 15 horas na página da mídia social Facebook www.facebook.com/cedocfundacaoromi.