Publicado em 22/04/2020

Site do CEDOC da Fundação Romi conta com publicações sobre Santa Bárbara d'Oeste

Em tempos de Distanciamento Social, uma opção para ocupar a cabeça, enriquecer culturalmente e adquirir novos hábitos é a leitura. No site do Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi há uma área dedicada a publicações sobre Santa Bárbara d’Oeste. São Artigos, Trabalhos Acadêmicos e Livros em formato digital para download gratuito. A reprodução pode ser feita em qualquer suporte, sem necessidade de autorização específica, desde que sejam mencionados os créditos. É proibida a utilização do todo ou de parte do conteúdo desses documentos para fins comerciais.

No site do CEDOC estão Memória Urbana: Uma Análise Espacial da Praça Central de Santa Bárbara d’Oeste - Autora: Maria Cecília Nogueira Linardi; Santa Bárbara d’Oeste em um século de esportes - Autor: João José Bellani; Memória do Futebol Barbarense (até 1985) - Autor: João José Bellani; Livreto: Anos dourados do CAUSB (Clube Atlético Usina Santa Bárbara) - Autor: João José Bellani; Fotolivro: César Cielo - Autor: João José Bellani e Livreto: O futebol de salão jogado em Santa Bárbara d’Oeste (até 2016) - Autor: João José Bellani.

Também se encontram as duas publicações referentes ao aniversário de 200 anos de Santa Bárbara d'Oeste. O livro da História de Santa Bárbara d'Oeste, versão original de 2008, para comemorar o aniversário de 200 anos da cidade foi reeditado e lançado em dezembro de 2018. “Santa Bárbara d'Oeste 200 anos” está disponível para download gratuito na área Institucional – Santa Bárbara 200 anos no site do CEDOC. Já o documentário, dividido em 10 partes, trabalho de JJ Bellani, “Isto é Santa Bárbara d'Oeste” pode ser acessado na área Pesquisa Temática.

Opções não faltam para quem quer aprender, conhecer e explorar a história de Santa Bárbara d'Oeste. No site do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi há rico material para pesquisa e leitura, principalmente em tempos de Distanciamento Social. “As publicações oferecem aos visitantes do site do CEDOC um conteúdo sobre aspectos do passado da cidade. É uma opção de leitura não só para pesquisadores, historiadores, mas também para aqueles que queiram saber sobre como se formou a Praça Central, como foram criados os times de futebol da cidade, como o CAUSB e o União Barbarense, entre outros pontos da história”, explica a coordenadora do CEDOC Sandra Edilene de Souza Barboza.

O site do Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi pode ser acessado através do endereço http://fundacaoromi.org.br/fundacao/cedoc/. As áreas podem ser acessadas no MENU, que está no canto direito identificado por três riscos. Lá pode ser explorado todo material disponível no CEDOC.