Publicado em 15/04/2020

Família Forti, formada por alunos e ex-aluna do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, cria Mesa Solidária

Samuel e Rebeca na Mesa Solidária

Em tempos de Pandemia, uma boa ação traz a esperança à tona. E assim a família Forti, da mãe e ex-aluna do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi Fernanda Forti e seus filhos Rebeca, 9 anos, e Samuel, 5 anos, que são alunos do NEI, iniciou uma Mesa Solidária , no Jardim São Francisco, em Santa Bárbara d'Oeste.

A ação, que começou em 31 de março, movimentou toda família, e aos poucos outros membros, do mais variado grau parentesco, foram somando para que a ideia se fortalecesse. “É uma corrente do bem que não para. Me inspirei numa matéria que contou uma história do bem semelhante à nossa, e comentei com meu esposo 'gostaria de fazer algo desse tipo'. E assim, começamos”, conta Fernanda Forti. Mas, era necessário um local para que se pudesse instalar e ter um ponto de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. “Como meu cunhado tem um comércio, conversamos com ele, que aceitou que montássemos a Mesa Solidária em frente”, conclui.

A surpresa ficou por conta da adesão. Os mais jovens, sobrinhos, afilhados e filhos de amigos, foram os primeiros a se mobilizaram para estar à frente da Mesa Solidária. “Mostramos a eles como é a vida, a valorizar cada conquista. Por isso, envolvemos todos em nossas ações, desde a criação dos cartazes, pelas crianças, até pensar em como atingir o maior número de pessoas para que tenhamos sempre o que entregar àqueles que nos procuram”, enfatiza Fernanda.

A Mesa Solidária vai de encontro com a Educação Transformadora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi. Escola e família sempre andam juntos, e colhem frutos. “Fui aluna do NEI em 1998 e 1999. Fiquei muito feliz quando surgiu a oportunidade em colocar meus filhos para estudarem num ambiente aberto, que inspira liberdade, além da proposta pedagógica. Ter eles no NEI faz com que eu desfrute das minhas boas lembranças, agora, através dos meus filhos”, fala Fernanda Forti. “Esperamos que muitas pessoas, assim como eu, sejam tocadas e realizem esta ação em outros pontos de Santa Bárbara d'Oeste, ou até mesmo em outras cidades”, finaliza.

Como funciona a arrecadação e distribuição? Há três mesas: a primeira, SE VOCÊ TEM DOA AQUI, que é para arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Na segunda, SE VOCÊ PRECISA PEGUE AQUI, que é destinada para doar às pessoas. Quem retira as contribuições realiza um só pagamento: UMA ORAÇÃO, que está na terceira mesa. O valor é o agradecimento pelo alimento ou produto recebido.

Serviço – A Mesa Solidária arrecada alimentos, produto de higiene e limpeza para ofertar àqueles que estão passando por momentos difíceis. Está localizada à Rua Xavantes, 192, Jardim São Francisco, Santa Bárbara d'Oeste, de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, sábado e domingo, das 9 às 12 horas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (19)98839-6203, com Fernanda Forti. No momento os produtos que estão em falta são leite, achocolatado, óleo, produtos de higiene e limpeza.