Publicado em 06/04/2020

Fundação Romi publica Relatório de Sustentabilidade e Balanço Social 2019

Em 2019, ano que a Fundação Romi completou 62 anos em prol do desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, beneficiou mais de 42 mil pessoas, por meio de suas três áreas estruturantes – o Núcleo de Educação Integrada, o Centro de Documentação Histórica e a Estação Cultural.

No ano de 2019 o Núcleo de Educação Integrada ampliou suas vagas para atender da Educação Infantil ao Ensino Médio. Instituído em 1993, de projeto educacional no contraturno da escola regular, em 2014, tornou-se uma escola regular de Ensino Fundamental II em período integral. Pioneiro regional em metodologias ativas na educação, cuja proposta é formar alunos com múltiplas experiências, capazes de empreender e transitar com segurança por competências técnicas e emocionais, tanto os jovens do Ensino Médio do NEI quanto os pequenos da Educação Infantil, salvaguardando as devidas proporções, vivenciaram um ensino fundamentado na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), em Equipes (TBL), em Projetos e em Centros de Interesse, conectando conteúdos teóricos às experiências vivenciais. Além da reestrutura física, 686 alunos foram atendidos pelo NEI.

O Centro de Documentação Histórica, o CEDOC, continuou com as ações extramuros, destacando o projeto “CEDOC vai à Escola”, que beneficiou 1.595 alunos. Eles puderam conhecer através de fotografias, jornais, livros e objetos a história e a utilização do “TELEFONE” na cidade de Santa Bárbara d'Oeste. Aderiram ao projeto 12 escolas, totalizando 42 atividades educativas. Alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em 2020 o Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi continuará com a ação extramuros, voltada para alunos de 3ºs anos do Ensino Fundamental I.O Processamento Técnico do Centro de Documentação Histórica qualificou mais de 30 mil documentos para o acervo, que é aberto mundialmente para acesso a pesquisas.

A Estação Cultural somou forças através das atividades ofertadas em 2019. O espaço plural e multicultural passou por sua primeira atualização geral após 12 anos da sua inauguração, com a manutenção e pintura de todo o complexo cultural. Também, ocorreu o reaparelhamento e modernização do Memorial da Ferrovia, com trabalho de pesquisa, checagem e revisão histórica da estação ferroviária, além do projeto expográfico do novo espaço feita pela equipe técnica Centro de Documentação Histórica -CEDOC. Fizemos a entrega, e inauguração, do renovado complexo cultural no dia 14 de julho de 2019, data em que foi comemorada os 102 anos da Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste.
Os projetos Capoeira Socioeducativa e Ninho Musical continuaram. Foram realizadas edições da feira de arte, cultura e gastronomia denominada Estação Artesanal, e oficinas culturais, visando o fomento da economia criativa e geração de renda. Aconteceram os eventos Rockabilly Day SBO, SBO Vegan Fest e Sarau da FLAAM. Foram quase 25 mil pessoas beneficiadas ou que usufruíram do leque de variedades que compuseram a programação anual da Estação Cultural.

Assim convidamos a todos vocês para que desfrutem deste caderno especial: Nas próximas páginas vocês poderão desfrutar das atividades que executamos durante o ano de 2019, continuando com propósito de unir nossas forças em ações e projetos, sempre visando à população de Santa Bárbara d’Oeste e região. Por acreditarmos que Educação e Cultura são ferramentas transformadoras. Neste Relatório de Sustentabilidade e Balanço Social é possível ver, através das informações e números, nossa contribuição para com a população e a história de Santa Bárbara d'Oeste. Este é o esforço contínuo na preservação do legado de nossos instituidores, Americo Emílio Romi e sua esposa Olímpia Gelli Romi, “não deixem perecer isto que deverá servir a todos”.

Para acessar o Relatório de Sustentabilidade e Balanço Social edição 2019/2020 clique aqui.