Publicado em 02/04/2020

COMUNICADO OFICIAL 5– Covid-19

Prezadas famílias,

Estamos na segunda semana do distanciamento presencial dos alunos na escola. Com intuito de nos mantermos próximos e em sintonia, semanalmente enviamos atualizações dos processos educacionais assumidos e juntos, família e escola, fomos lapidando nossas ações, necessidades pontuais e esclarecendo próximos passos.

A caminhada está sendo construída, não há um percurso definido, o momento nos leva a crer que planejamentos fixos e enrijecidos podem não ser efetivos. Cada vez mais reconhecemos a importância do diálogo, da empatia, da escuta ativa, da cooperação, colaboração e visão sistêmica.

Precisamos olhar o outro e nos sensibilizarmos na ajuda mútua.

Procurando esclarecer dúvidas, partilhamos em formato de perguntas e respostas, algumas dúvidas apresentadas por vocês que julgamos serem importantes compartilha-las e responde-las a partir de nossas premissas:

1. O formato e a plataforma adotada pela escola são adequados?
Sim. Criado em 2001, a plataforma Moodle (CEAP), é o mais completo e utilizado ambiente virtual de aprendizagem adotado por Instituições de Ensino renomados mundialmente. Permite, de maneira simplificada, a interação entre estudantes e educadores para uma aprendizagem ativa e efetiva. Não é um espaço apenas de comunicação e sim de interatividade e colaboração.

2. Educação à Distância é efetiva?
Sim e Não. A Educação à Distância, na Educação Básica, jamais será tão efetiva quanto a presencial. Nessa fase da educação, as interações presenciais e relações afetivas são primordiais no processo educativo, no entanto, quando a mesma se faz impossível de ser realizada, seja por necessidades locais de acesso ou situações extremas como as que o mundo tem enfrentado na pandemia do coronavírus - Covid-19, a mesma se faz essencial. Na ausência da escola e suas atividades, seja presencial ou à distância são essenciais para o desenvolvimento humano.

3. Todos os alunos vão aprender da mesma forma nessa modalidade?
Não. Nessa modalidade de ensino a autonomia é muito importante nesse processo. Crianças e jovens lidam de maneira diferente com a tecnologia. Assim, como no ensino presencial, é de extrema importância respeitarmos tempos e individualidades, o formato de atividades e exigências devem ser diferentes em cada fase de ensino. Deste modo, cabe a cada nível de ensino adequar-se as exigências, e assim estamos fazendo, respeitando idades, tempos e especificidades.

4. Optar por férias não seria mais adequado?
Cautela. Somos responsáveis pelo processo educativo dos nossos alunos, julgamos, nesse momento, que a antecipação das férias seria imprudente. Descontinuar o processo pode ser mais prejudicial do que a interrupção. Não há prazos determinados a seguir. Estamos convictos na decisão e das responsabilidades que temos diante do processo educativo. No momento certo o faremos, confiem. Nossos educadores e equipe pedagógica estão preparados para o desafio e totalmente disponíveis para auxiliar alunos e familiares.

5. Os alunos correm o risco de perderem o ano letivo?
Não. Estamos garantindo todas as exigências legais do MEC para o cumprimento do ano letivo. Ressaltamos, nesse item, que os alunos não estão de férias e devem cumprir as propostas de cada disciplina bem como sua participação nas atividades síncronas programadas, sempre que possível. As famílias que necessitarem de apoio devem entrar em contato para podermos ajuda-las. A comunicação entre escola e família está ativa através do ClassApp e CEAP, bem como em atendimento telefônico. Estamos prontos para auxilia-los sempre.
Para além do cumprimento legal, estamos preparados para possíveis atividades complementares a serem propostas após esse período, para sanarmos possíveis lacunas no processo educativo que possam surgir. Necessidades pontuais serão revistas.

6. Como saberei que meu filho(s) está(ão) se desenvolvendo adequadamente?
Durante todo processo estaremos avaliando sistematicamente a evolução dos alunos através das propostas apresentadas. Todas as famílias receberão informações sobre o processo dos seus filhos e encaminhamentos. Manteremos nossas propostas de acompanhamentos individuais em plantões e recuperações já determinadas.

As documentações pedagógicas seguiram seu curso, com adaptações para o formato.

7. Quando a rotina escolar voltará ao normal?
Pergunta incerta. Nesse momento, dia a dia, estamos avaliando e avaliando o momento mais adequado para retomarmos nossas atividades. Todos nós desejamos voltar a normalidade, mas precisamos de prudência e responsabilidade.

Avaliando nossa caminhada até o momento, cremos que todas as iniciativas foram tomadas a partir da escuta e necessidades apontadas por todos os envolvidos no processo.

Agradecemos toda a colaboração de cada um, da mais simples a mais complexa solicitação e contribuição, que nos tem possibilitado escrever essa história de maneira assertiva e fiel aos fatos.

Obrigada a todos.

Santa Bárbara d'Oeste, 01 de abril de 2020