Publicado em 10/03/2020

Projeto Capoeira Socioeducativa e Ninho Musical seguem com inscrições abertas

Projeto Capoeira Socioeducativa

A Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições abertas para os interessados em participar dos projetos Capoeira Socioeducativa e Ninho Musical. Aberto para todas as idades, a Capoeira Socioeducativa acontece aos sábados, das 11 às 13 horas. A inscrição deve ser feita na Administração da Estação Cultural, e para os participantes em idade escolar é necessário a entrega da declaração que está matriculado numa instituição de ensino. Já o Ninho Musical acontece às terças-feiras, das 19 às 22 horas, e sábados, das 07h30 às 10h30, com retorno agendado para o dia 04 de fevereiro. Para participar é necessário ter a partir de 12 anos, preencher a ficha de inscrição e entregar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF e comprovante de residência e uma foto 3x4 atualizada. As atividades são gratuitas.

Com aulas ministradas pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, o projeto Capoeira Socioeducativa, que acontece desde 2014 na Estação Cultural, visa desenvolver a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a contribuição da capoeira na formação de quem a pratica, e propagando a cultura da paz e da não violência. “Através do projeto, trabalhamos o fortalecimento dos vínculos familiares por meio das ações socioculturais. Como o encontro é para todas as idades, vemos muitas crianças e adolescentes fazerem aulas e praticar a capoeira com seus pais e responsáveis. Isso é muito bom”, afirma o contramestre Motta.

O Projeto Ninho Musical acontece desde 2010 na Estação Cultural da Fundação Romi. Durante este período já oportunizou a formação musical de orquestra a milhares de pessoas, com idade a partir de 12 anos. Para participar não é preciso ter vivência em música. Basta ter vontade em aprender. A oficina abrange teoria musical, leitura e interpretação de partituras, aulas práticas de instrumentos musicais, cuidado e afinação e compreensão de regência. Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, emprega metodologias ativas de aprendizagem por meio de desafios, com a finalidade de instigar a curiosidade no participante, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”.

Os dois projetos estão há um bom tempo na programação da Estação Cultural, e seguem em 2020. “Este ano comemoramos 10 anos do projeto Ninho Musical, e é o sétimo ano consecutivo que oferecemos a Capoeira Socioeducativa”, fala o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “ Continuamos com os projetos que já atenderam milhares de pessoas, oportunizaram o acesso à cultura, além de contribuírem para o desenvolvimento através da prática esportiva ou musical”, finaliza.

Inscrições para os projetos Capoeira Socioeducativa e Ninho musical podem ser feitas na Administração da Estação Cultural da Fundação Romi. Aberto para todas as idades, a Capoeira Socioeducativa acontece aos sábados, das 11 às 13 horas. A inscrição deve ser feita na Administração da Estação Cultural, e para os participantes em idade escolar é necessário a entrega da declaração que está matriculado numa instituição de ensino. Já o Ninho Musical acontece às terças-feiras, das 19 às 22 horas, e sábados, das 07h30 às 10h30, com retorno agendado para o dia 04 de fevereiro. Para participar é necessário ter a partir de 12 anos, preencher a ficha de inscrição e entregar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF e comprovante de residência e uma foto 3x4 atualizada. As atividades são gratuitas. O atendimento da estação Cultural é de terça a sexta das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d'Oeste, SP. www.estacaocultural.org.br. Mais informações podem ser acessadas no site do projeto, através do link www.fundacaoromi.org.br/ninhomusical ou pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.