Juntos, familiares e educadores promoveram sessões de contação de histórias para crianças
Santa Bárbara d’Oeste, 18 de abril de 2023 – Na última quarta-feira, 12 de abril, o NEI - Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, realizou o 1º NEI Narra para os alunos da Educação Infantil. A iniciativa promoveu, em uma só noite, diversas sessões de contação de histórias, encenadas por educadores e familiares dos alunos.
Inspirados pelas práticas realizadas em escolas de Reggio Emilia, na Itália e Argentina, alguns educadores decidiram realizar o evento, uma vez que a atividade está diretamente relacionada ao tema gerador “Ler para libertar: a imaginação, a realidade e a criticidade”. Este é o tema que está norteando todos os projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo de 2023.
A proposta partiu da ideia de que todos podem (e devem!) ser contadores de histórias. As famílias foram convidadas para participar desse movimento e com os livros selecionados pelas e para as crianças da Educação Infantil, foram realizados três ensaios preparatórios. Cada família teve um educador responsável para que juntos planejassem, produzissem os materiais necessários e encenassem a história escolhida, sempre prezando pela sustentabilidade, que foi um dos objetivos da proposta.
No fim da tarde do dia 12 de abril, todos os alunos da Educação Infantil e seus familiares tiveram um tempo de apreciação dos livros distribuídos pelo espaço da escola, para despertar nas crianças o interesse pela leitura. Depois, cada família pode escolher, entre 10 opções de narrativas oferecidas, 3 apresentações para assistirem. Ver sua própria família ou os familiares de seus amigos encenando as histórias, foi algo mágico para os pequenos. O envolvimento das famílias participantes também foi admirável, uma vez que mostraram suas habilidades, aproximando-se do universo escolar das crianças.
“Promover o 1º NEI Narra foi realizar um sonho. Ter vivido essa prática nas escolas que visitamos foi enriquecedora e o envolvimento das famílias nesse processo foi fundamental para também colocarmos em prática com as nossas crianças”, declara Aline Franco Teixeira Luiz, Coordenadora Pedagógica do NEI.
Ana Tereza Coutinho Penteado, mãe do aluno Antônio Moreto Penteado, participou ativamente das apresentações. “Estar no lugar de quem participou e apresentou foi muito especial mim. Me coloquei no lugar de aluna, treinei, redescobri habilidades há décadas esquecidas e pude ver a gargalhada das crianças nas três sessões. Foi incrível e este momento ficará pra sempre gravado no meu coração”, afirma.
“Fiquei muito emocionada e encantada com o evento. Foi muito especial e importante poder estar um pouquinho presente no universo em que a Cora se ambienta todos os dias. A gente queria muito uma vaga no NEI desde sempre e estamos cada vez mais apaixonados pela escola. Parabéns pela organização e que seja a primeira edição de muitas outras que virão”, finaliza Evelyne Akemi Santos de Salvo, mãe da aluna Cora Akemi de Salvo.
Imagens divulgação: https://fundacaoromi.org.br/fundacao/fundacao-romi/sala-imprensa/545