Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 13/12/2022

Equipe técnica do CEDOC da Fundação Romi realiza trabalho com negativos flexíveis de base plástica




O CEDOC, Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, está executando, desde novembro de 2022, o projeto “História em Negativos”, para conservar e democratizar o acesso a filmes fotográficos flexíveis de base plástica pertencentes ao acervo da instituição. Esses materiais, que somam mais de 3.000 imagens, revelam cenas inéditas de Santa Bárbara d'Oeste, datadas das décadas de 1950 a 1970, provenientes de doações de coleções particulares de empresas e pessoas da comunidade.

No mês de novembro, a equipe do CEDOC realizou a análise dos negativos, identificando os que se encontram em estado de degradação, com ondulações, deformidades, amarelamento e espelhamento. Esta é apenas uma das etapas do processamento técnico, conforme explica a coordenadora do CEDOC, Sandra Edilene de Souza Barboza, “Para que os negativos sejam preservados, é necessário que percorram as etapas de trabalho estabelecidas para o tratamento dos documentos: registro, identificação, catalogação, digitalização, higienização e acondicionamento”. Durante o mês de dezembro, cada item está recebendo o registro através do Sistema de Gestão do Acervo, considerado o “livro de tombo” dos documentos que passam a fazer parte do acervo.

Ao longo da realização das etapas de execução do projeto, serão realizadas exposições e atividades com alunos e educadores de escolas públicas. Além disso, no mês de março de 2023, será realizada a oficina online “Conservação de acervos de filmes fotográficos”, destinada a capacitação de profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região de Santa Bárbara d'Oeste.

As imagens provenientes do projeto serão disponibilizadas para pesquisa na base de dados do CEDOC que pode ser acessada em cdoc.fundacaoromi.org.br. Nesse endereço é possível visualizar e fazer download de qualquer imagem do acervo gratuitamente.

O projeto “História em Negativos” é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por