Publicado em 09/09/2022

Iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi reúne arte, cultura e gastronomia

A Estação Cultural da Fundação Romi, realiza no próximo dia 11 de setembro, domingo, das 8 às 12 horas, mais uma edição da Estação Artesanal - Feira de arte, cultura e gastronomia. O evento, conta com a presença de mais de 50 artesãos que comercializam peças em crochê, costura criativa, madeira de reaproveitamento, marchetaria, feltro, facas, bolsas, terrários, kokedamas, desenhos realistas, quadros, decoupage, cosmetologia, MDF, além de diversas delícias gastronômicas.

Tradicionalmente, o artesanato é uma produção na qual o artesão possui os meios de produção, sendo ele mesmo o proprietário da oficina e das ferramentas, e trabalha realizando todas as etapas da confecção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento, ou seja, o produto é único, é a materialização do talento e do esforço artístico de cada um.

A Estação Artesanal faz parte do calendário de atividades do espaço desde 2015, quando foi realizada sua primeira edição. Visa expandir a expressão cultural de artesãos e trabalhadores manuais, promovendo o intercâmbio entre artistas da região. Tem como objetivo fortalecer e expandir ações de economia criativa, com a soma de valores humanos e econômicos.

Oficina com inscrições abertas - A Estação Cultural da Fundação Romi está com inscrições abertas, até o dia 25 de setembro, para a Oficina de Bordado para Iniciantes – com Marlene Bizetto.
O objetivo da oficina é fazer com que o participante conheça as práticas iniciais do bordado que poderão ser utilizadas na confecção de peças decorativas. É uma oportunidade aos que buscam aprender uma nova arte e também àqueles que querem aprofundar os conhecimentos e expandir os negócios no ramo do artesanato. Ao aprender uma técnica artesanal nova, a pessoa pode gerar renda com a comercialização das peças confeccionadas durante oficina.

Os encontros gratuitos serão às quintas-feiras, das 14h às 16h30, com início em 06 de outubro. Serão dez encontros, ministrados pela oficineira Marlene Bizetto, e para participar é necessário fazer inscrição pelo link https://bit.ly/bordado_marlene. São 15 vagas, destinadas a pessoas a partir de 16 anos.