Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 02/08/2022

Estação Cultural da Fundação Romi oferece vagas para o projeto gratuito



No dia 3 de agosto, comemora-se o Dia do Capoeirista. Com a proposta de trazer à tona esta cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança e música, a Estação Cultural da Fundação Romi realiza, desde 2014, o projeto Capoeira Socioeducativa, que está com inscrições abertas.

Com aulas ministradas pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, o projeto Capoeira Socioeducativa visa desenvolver a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a contribuição da capoeira na formação de quem a pratica, e propagando a cultura da paz e da não violência.

Os encontros são aos sábados, com duas turmas: das 11 às 12 horas (até 12 anos) e das 12 às 13 horas (acima de 12 anos). A atividade é gratuita e para realizar a inscrição é necessário comparecer à administração da Estação Cultural.

A Capoeira Socioeducativa é tanto para iniciantes quanto para aqueles que já tenham vivência. Inseridos em um grupo diverso, em prol de um objetivo único e harmônico, os alunos sentem-se parte do todo. “Oferecemos uma atividade socioeducativa, com a finalidade de desenvolver componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão”, explica a assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi, Natália Fernandes Rocha.

Roda de Capoeira – No próximo domingo, 7 de agosto, a partir das 10h, acontece na Estação Cultural uma Roda de Capoeira comandada pelo contramestre Motta. A apresentação é resultado do que é aprendido nos encontros do projeto Capoeira Socioeducativa, realizado semanalmente na Estação Cultural.

“Realizamos as Rodas de Capoeira para que os participantes do projeto possam vivenciar e colocar em prática o que aprendem nos nossos encontros semanais. Esta roda é muito especial, em comemoração ao Dia do Capoeirista, pessoa que pratica a capoeira, uma das expressões culturais brasileiras mais conhecidas do mundo. Atualmente, são mais de 6 milhões de praticantes espalhados pelo Brasil. O evento é aberto ao público e as pessoas poderão prestigiar uma experiência enriquecedora”, convida o contramestre Motta. Em 7 de agosto de 1985 foi aprovada a Lei n.º 4.649, que oficialmente declarou o dia 3 de agosto como o Dia do Capoeirista.

Serviço:
As inscrições para novos ingressos do Projeto Capoeira Socioeducativa devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, de terça a sábado das 8h às 17h e aos domingos, das 8h às 12h. Mais informações sobre a programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site https://www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por