Publicado em 07/07/2022

Estação Cultural da Fundação Romi realiza mais uma edição da feira de arte, cultura e gastronomia

Que tal um final de semana diferente que envolva artesanato e cultura, e ainda ter a oportunidade de adquirir produtos exclusivos? A Estação Cultural da Fundação Romi, aberta às manifestações da comunidade nas suas mais diversas formas de expressão, realizará no dia 10 de julho, das 8 às 12 horas, a 9ª edição de sua feira de arte, cultura e gastronomia, a Estação Artesanal. Nesta edição, o evento ainda conta com as apresentações da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro e do Grupo de Capoeira Menino Chorou.

A proposta do evento, que conta com mais de 50 expositores, é incentivar os artesãos e os trabalhadores manuais a movimentarem a economia criativa em Santa Barbara d’Oeste. A temática “Compre de quem faz” estimula a aquisição de produtos artesanais, com o objetivo de também ajudar na reflexão sobre o consumo consciente, sustentabilidade e incentivar as pessoas a (re)criarem e aperfeiçoarem a sua produção. “A Estação Artesanal, além de fomentar a economia criativa e valorizar o trabalho “daquele que faz”, potencializa os contatos e as oportunidades para a comercialização dos produtos”, comenta a assistente cultural da Estação Cultural, Kíscella Ramos.

Durante a Estação Artesanal, a Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro e do Grupo de Capoeira Menino Chorou farão apresentações de Maracatu e uma Roda de Capoeira, a partir das 9h30. “Nossas apresentações buscam manter vivas as tradições do Brasil nos dias de hoje. O Maracatu, considerado um Patrimônio Imaterial, é uma manifestação cultural de matriz africana, carregada de memórias e identidade.”, explica o líder Noam Motta, da Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro. A Capoeira é uma expressão cultural que mistura cultura e arte e distingue-se da maioria das outras artes por sua musicalidade. Os participantes da Roda de Capoeira irão mostrar ao público não somente o gingado, a luta e o jogo, mas também irão tocar os instrumentos típicos e cantar as cantigas impregnadas de história.

Inscrições Abertas - Desde 2014 a Estação Cultural da Fundação Romi oferece oficinas de capoeira, através do Projeto Capoeira Socioeducativa. As aulas acontecem aos sábados, das 11h às 13h. As inscrições para novos ingressos devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, de terça a sábado das 8h às 17h e aos domingos, das 8h às 12h.

Serviço - A “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece no domingo, 10 de julho, das 8 às 12 horas. Mais informações sobre a programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.