Publicado em 06/06/2022

Exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” pode ser vista durante o mês de junho

O Centro de Documentação Histórica - CEDOC da Fundação Romi está executando, desde dezembro de 2019, o projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, um trabalho de preservação e difusão da coleção do fotógrafo Augusto Strazdin, pertencentes ao seu acervo, formado por imagens em papel, negativos de vidro e flexíveis, produzidos entre às décadas de 1930 e 1980.

Uma das atividades essenciais do projeto, que já está em sua fase final, é a exposição itinerante “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”. Após a mostra em diversos locais de Santa Bárbara d’Oeste, agora a exposição chega à cidade de Americana e pode ser vista no SENAC, entre os dias 6 e 24 de junho, de segunda a sexta, das 8 às 21 horas e aos sábados, das 8 às 14 horas.

O SENAC, localizado na Rua Dr. Angelino Sanches, 800 - Vila São Pedro, é uma ótima opção para os americanenses prestigiarem a exposição e, até se identificarem com as fotos que compõem a mostra, visto que as histórias das cidades de Santa Bárbara d’Oeste e Americana são interligadas. “Para esta exposição, levaremos 8 imagens de edifícios que Strazdin fotografou no passado, para que, de forma comparativa, o público possa visualizar o antes e o depois”, explica a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza Barboza.

Augusto Strazdin (1900-1986) nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d’Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Por mais de 40 anos produziu muitos retratos, e também fez inúmeras imagens de Santa Bárbara d’Oeste que são de extrema significação para o resgate da memória e da história local, pois, retratam a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento da cidade.

No projeto “Imagens reveladas. Tesouros Escondidos”, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, foi realizado o trabalho de registro, digitalização, catalogação, higienização e acondicionamento do acervo do fotógrafo. Esse material está disponível para pesquisa no banco de dados do CEDOC em cdoc.fundacaoromi.org.br.

Serviço - A exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” pode ser visitada no SENAC Americana, localizado na Rua Dr. Angelino Sanches, 800 - Vila São Pedro, de 6 a 24 de junho, de segunda a sexta, das 8 às 21 horas e aos sábados, das 8 às 14 horas.