Publicado em 27/05/2022

Estação Cultural da Fundação Romi recebe atrações nos dias 28 e 29 de maio

Neste fim de semana, a Estação Cultural da Fundação Romi recebe dois eventos abertos ao público. No sábado, dia 28 de maio, tem Roda de Capoeira a partir das 11 horas, sob a coordenação da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro. Já no domingo, 29 de maio, a Orquestra Filarmônica Ninho Musical realiza ensaio aberto a partir das 8 horas.

Capoeira - A Capoeira é uma expressão cultural que mistura cultura e arte, todavia distingue-se da maioria das outras artes por sua musicalidade. "A Roda de Capoeira é um dos símbolos brasileiros mais prestigiados internacionalmente, tanto que em 2014, foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, explica o contramestre Motta, responsável pela execução do projeto Capoeira Socioeducativa.

Os participantes da Roda de Capoeira irão mostrar ao público não somente o gingado, a luta e o jogo, mas também irão tocar os instrumentos típicos e cantar as cantigas impregnadas de história. “Com a realização das rodas, divulgamos a capoeira e o projeto na cidade e região. O objetivo principal do projeto é despertar o sentido de comunidade e valores como a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo, para o desenvolvimento social dos participantes”, comenta a assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi, Kíscella Ramos.

Desde 2014 a Estação Cultural da Fundação Romi oferece oficinas de capoeira, através do Projeto Capoeira Socioeducativa. Em 2022, o projeto (PRONAC 185461), é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As aulas acontecem aos sábados, das 11h às 13h. As inscrições para novos ingressos devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, de terça a sábado das 8h às 17h e aos domingos, das 8h às 12h.

Orquestra Filarmônica Ninho Musical - A proposta dos Ensaios Abertos é, além de colocar os participantes em formação de orquestra, proporcionar aos alunos o contato com o público e simular uma apresentação. “É muito importante aperfeiçoarmos o repertório que vem sendo trabalhado e mostrarmos à comunidade os resultados do nosso projeto. A música é uma das mais importantes ferramentas culturais para o desenvolvimento humano e social”, comenta o coordenador pedagógico e criador do projeto, Maestro Paulo Bellan.

A Orquestra Filarmônica Ninho Musical é resultado do Projeto Ninho Musical (PRONAC 193781), apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nos encontros, os alunos aprendem a teoria musical, práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência. Por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos, com vivência ou iniciantes na música, são inseridos no universo da música instrumental por meio de desafios, onde o aluno que sabe mais dá suporte ao que sabe menos e a construção do conhecimento acontece de forma vivencial.

Serviço: A Roda de Capoeira acontece no sábado, 28 de maio, a partir das 11h e o Ensaio Aberto da Orquestra Filarmônica Ninho Musical acontece no domingo, 29 de maio, a partir das 8h. Os dois eventos serão realizados na Estação Cultural da Fundação Romi, na Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833.