Publicado em 29/04/2022

Projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” foi realizado a partir do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin

O Centro de Documentação Histórica - CEDOC da Fundação Romi está finalizando a execução do projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, o qual foi realizado a partir do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin (1900-1986), que durante décadas registrou através de suas lentes a cidade e os acontecimentos políticos, sociais e esportivos de Santa Bárbara d'Oeste.

A partir desse acervo foram realizadas ações educativas e de fomento, envolvendo profissionais especializados da área de memória, escolas e a comunidade regional. No total, as ações realizadas no projeto, atingiram um público total mais de 160 mil pessoas. que acessaram a base de dados do CEDOC, participaram dos roteiros fotográficos, exposições, cursos e formações.

Em fevereiro de 2020, no curso de “Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos”, profissionais foram capacitados para o diagnóstico, o planejamento e a execução de ações de conservação de acervos de chapas em vidro e filmes fotográficos. Em outubro do mesmo ano, a equipe técnica do CEDOC terminou o trabalho de higienização, acondicionamento e digitalização de chapas de vidro e em dezembro de 2021 concluiu os trabalhos técnicos de preservação e difusão dos negativos flexíveis de suporte plástico. O acervo completo está disponível para pesquisa no banco de dados do CEDOC: https://cdoc.fundacaoromi.org.br/.

A mostra fotográfica itinerante “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, circulou por lugares públicos de Santa Bárbara d'Oeste em 2021 e 2022, apresentando 34 fotografias produzidas por Strazdin, distribuídas em 7 painéis com a trajetória do fotógrafo. Na ação educativa “Caminhos da História”, os registros fotográficos de Strazdin foram utilizados para compor os dois roteiros temáticos com o objetivo de estimular os participantes a fotografar Santa Bárbara d’Oeste.

A formação “Potencialidades da Maleta da História como recurso educativo na sala de aula”, teve como finalidade a construção de subsídios com os professores para a utilização do recurso “Maleta da história” nas salas de aula de Santa Bárbara d’Oeste. Além da formação, as 31 escolas de ensino fundamental I participantes, receberam a “Maleta da História”, um recurso didático disponibilizado gratuitamente, a fim de possibilitar o ensino da história local a partir das fotografias de Augusto Strazdin, com sugestões de atividades para serem utilizadas como recurso pedagógico em sala de aula, auxiliando os estudantes a compreenderem a história da cidade onde vivem e a conhecerem os patrimônios históricos do município.

O projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” (PRONAC 185305) é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os materiais produzidos durante a realização do projeto estão disponíveis nos links: https://fundacaoromi.org.br/fundacao/cedoc/pagina/37 e https://fundacaoromi.org.br/fundacao/cedoc/pagina/40