Publicado em 03/01/2022

Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições abertas para o Projeto Ninho Musical

Projeto Ninho Musical em 2021

Após o recesso de final de ano, o projeto Ninho musical retorna com suas atividades presenciais no dia 04 de janeiro de 2022. Para os interessados em aprender a tocar um instrumento de orquestra, a Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições abertas. A proposta é gratuita, acontece às terças-feiras, das 19 às 22 horas, e sábados, das 07h30 às 10h30. Para participar é necessário ter a partir de 12 anos, preencher a ficha de inscrição e entregar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Em 2022, o projeto continua de forma presencial, respeitando todas as orientações e protocolos de segurança, com uso obrigatório de máscara e álcool em gel disponível, respeitando o Plano São Paulo e é apresentado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi.

Realizado desde 2010 e tendo beneficiado mais de mil pessoas, das quais muitas seguiram a profissionalização musical, outras despertaram-se para a arte das apresentações, outras ainda se satisfizeram em seus núcleos comunitários como instrumentistas, o projeto Ninho Musical vem se consolidando como importante mecanismo de promoção social através da música. Para participar não é preciso ter vivência em música. Basta ter vontade em aprender. A oficina abrange teoria musical, leitura e interpretação de partituras, aulas práticas de instrumentos musicais, cuidado e afinação e compreensão de regência. Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan emprega metodologias ativas de aprendizagem por meio de desafios, com a finalidade de instigar a curiosidade no participante, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”.

Para a Fundação Romi, mantenedora do espaço plural e multicultural e proponente do projeto, a continuidade do Ninho Musical, e chegar ao 12º ano, vai de encontro com a missão da instituição. “Trabalhamos com foco no desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Para isso, oferecemos atividades gratuitas que contribuem para a formação da população de Santa Bárbara d'Oeste e região, através de nossas áreas”, explica o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Manter um projeto contínuo, como o Ninho Musical, por 11 anos, é gratificante. Mas, nada disso seria possível se não fossem os parceiros e apoiadores que tivemos durante esse tempo”, conclui.

O resultado dos alunos participantes do projeto pode ser conferido na apresentação que aconteceu dia 18 de dezembro de 2021. O Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi foi o local escolhido para a primeira exibição dessa edição do projeto. Para os que não puderam comparecer, foi feita gravação na íntegra da apresentação, e está disponível no canal do Youtube no endereço youtube.com/FundacaoRomi. Em 2022, outras mostras ao público serão realizadas.

Serviço- Gratuito, o Projeto Ninho Musical acontece às terças-feiras das 19h às 22h e aos sábados das 7h30min às 10h30min. Novas inscrições devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural, a partir de 04 de janeiro de 2022. Documentos necessários para inscrição: cópia do RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento é de terça a sábado das 08h às 17h e aos domingos das 08h às 12h. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP. www.estacaocultural.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.