Publicado em 28/12/2021

Ofertadas durante 2021, com 31 opções, Oficinas Culturais da Estação Cultural beneficiaram mais de 500 pessoas

Oficina de Lettering, que aconteceu em setembro

Dentro das ações voltadas a geração de renda e fomento da economia criativa, a Estação Cultural da Fundação Romi ofereceu, em 2021, 31 oficinas culturais, e teve a participação de mais de 500 pessoas, beneficiadas com a aprendizagem de técnicas variadas de trabalhos manuais como bordado, macramê, papel machê, estamparia artesanal, costura criativa e outros.
A realização das Oficinas Culturais em 2021 faz parte do projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Além da população de Santa Bárbara d'Oeste e região ter a oportunidade em aprender, de forma gratuita, uma nova técnica manual, também fomenta a economia criativa e geração de renda ao contratar os artesãos para serem oficineiros culturais. “A Economia Criativa cria produtos e/ou serviços usando materiais, mãos e intelecto. É uma ferramenta transformadora, pois contribui no desenvolvimento econômico e social “, comenta a assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi Kíscella K. Alberti de Ramos.

Com o objetivo oferecer espaço e oportunidades para o desenvolvimento de empreendedorismo social no campo da cultura, proporcionando o crescimento dos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usem criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários, a assistente cultural Kíscella reforça que “ as oficinas culturais também provocam intercâmbios, entre oficineiros e participantes de outras cidades; acesso a trocas de conhecimento. Assim, juntos, fortalecemos os eixos culturais e sociais, agregando valores humanos e econômicos”.

No canal do Youtube da Fundação Romi estão disponíveis vídeos com depoimentos de alguns oficineiros e participantes que foram beneficiados pelas oficinas culturais. Também você encontra as oficinas on-line disponíveis: “Joias Têxteis”, com Mary Lima; “Cupido em Tecido” e “Flâmula Noel” , com Sérgio Fronza; “Biojoias”, com Alan Malves; “Enfeite de porta – Lar do lar” e “Enfeite de porta de natal”, Priscila Fronza; “Kokedama, com Maria Lia; “Estamparia Artesanal”, com Ivone Rigobello; e “Gerando Conteúdo e Promovendo seu Trabalho Através do Facebook e Instagram ” , com Marcos Estevan.

A Estação Cultural da Fundação Romi continuará desenvolvendo o trabalho voltado para o fomento da economia criativa e geração de renda em 2022, com edições mensais da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia e realizações de oficinas culturais temporárias.