Publicado em 24/12/2021

Com onze edições, a feira de arte, cultura e gastronomia contou com a participação de 32 trabalhadores manuais durante 2021

Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia

A Estação Cultural da Fundação Romi realizou, de agosto a dezembro de 2021, a feira de arte, cultura e gastronomia intitulada Estação Artesanal. Durante as 11 edições, que aconteceu aos domingos pela manhã, contou com a participação de 32 trabalhadores manuais de Santa Bárbara d'Oeste e região, e movimentou a geração de renda e fomento da economia criativa da cidade e região.

A realização da Estação Artesanal em 2021 faz parte do projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionada no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Além da exposição dos trabalhos manuais, as edições contaram com apresentações musicais. Foram 15 artistas solos, duplas e grupos, do sertanejo ao rock, que ficaram responsáveis em animar as 11 edições da Estação Artesanal. Fizeram parte da programação os Amigos do Passinho, ao som do DJ Poti, com muito flashback. Nas últimas edições de dezembro, foi realizada a Oficina de Natal, com Sérgio Fronza. Na penúltima feira de arte, cultura e gastronomia aconteceu a exposição dos participantes da oficina Fotografia, Arte e Sustentabilidade, com orientação da arte educadora Rosy Jesus Vaz. No total, aproximadamente 10 mil pessoas compareceram ao evento.

O resultado é avaliado como positivo pelo superintendente da Fundação Romi, mantenedora do espaço plural e multicultural, Vainer Penatti. “Atingimos nosso objetivo que é fomentar a economia criativa e geração de renda, com a cessão do espaço para que os artesãos de Santa Bárbara d'Oeste e cidades do entorno possam comercializar os seus produtos”, afirma o superintendente.

Em novembro de 2015 foi realizada a primeira edição da Estação Artesanal. Já em 2016 a proposta aconteceu uma em cada semestre. 2017 marcou a modificação do formato para uma edição em cada trimestre. E em agosto de 2018, passou a acontecer mensalmente, sempre no segundo final de semana de cada mês, opção que foi mantida em 2019 . Devido à pandemia da Covid-19, foi realizada somente uma edição em 2020. Em 2021 foram realizadas 11 edições, de agosto a dezembro, e em 2022 a proposta fará parte do calendário de atividades do espaço plural e multicultural.

A Estação Artesanal – feira de Arte, Artesanato, Cultura e Gastronomia tem como objetivo incentivar o artesão e os trabalhadores manuais, movimentar a economia criativa em Santa Barbara d’Oeste através da Cultura, possibilitando a qualificação e ampliação da presença do artesanato no mercado regional, sobretudo o local. “Daremos sequência ao nosso trabalho que visa expandir a expressão cultural de artesãos e trabalhadores manuais, promovendo o intercâmbio entre artistas de diversas localidades do estado de São Paulo”, finaliza o superintendente.