Publicado em 22/12/2021

Apresentação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical, que aconteceu dia 18 de dezembro na Estação Cultural, está disponível no Youtube

A Estação Cultural da Fundação Romi recebeu, no dia 18 de dezembro, apresentação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical, seguindo os protocolos de higiene e segurança. Para os que não puderam comparecer, foi feita gravação na íntegra da apresentação, e está disponível no canal do Youtube no endereço youtube.com/FundacaoRomi.

A Orquestra Filarmônica Ninho Musical é resultado do Projeto Ninho Musical, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Sob a regência do maestro Paulo Bellan, que também é coordenador pedagógico do projeto, o público presente conferiu o que os alunos aprendem nos encontros, desde teoria musical até práticas de instrumentos. Com repertório que passou transitou do clássico de Beethoven até como é grande meu amor por você, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, o público presente se emocionou.

Realizado desde 2010 e tendo beneficiado mais de mil pessoas, das quais muitas seguiram a profissionalização musical, outras despertaram-se para a arte das apresentações, outras ainda se satisfizeram em seus núcleos comunitários como instrumentistas, o projeto Ninho Musical vem se consolidando como importante mecanismo de promoção social através da música.

Sob a coordenação do maestro Paulo Bellan, nos encontros os alunos aprendem desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência. Gratuito, por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos, quer tenham vivência ou sejam iniciantes, são inseridos no universo da música instrumental por meio de desafios, onde o aluno que sabe mais dá suporte ao que sabe menos, e a construção do conhecimento acontece de forma vivencial. As aulas acontecem as terças-feiras, das 19 às 22 horas e sábados, das 07h30 às 10h30, e está em recesso, retornando as atividades no dia 04 de janeiro de 2022.