Publicado em 30/11/2021

Domingos dias 05, 12 e 19 de dezembro , acontecem as últimas edições de 2021 da Estação Artesanal na Estação Cultural da Fundação Romi

A execução do projeto Estação Criativa, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa chega a sua reta final. Para encerrar com chave de ouro serão realizadas três edições da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia nos dias 05, 12 e 19 de dezembro, domingos, das 08 às 12 horas, na Estação Cultural da Fundação Romi.

Como um espaço plural e multicultural, além da Estação Artesanal, nos três domingos haverá apresentações musicais e Oficina de Natal, com Sergio Fronza, que irá ensinar a confeccionar mini árvore, pingente de árvore formato de coração, rena e anjinho. Para participar da atividade não é necessária inscrição prévia, a participação será por ordem de chegada. Os encontros serão das 08 às 11 horas. “Oficina destinada a quem quer aprender, através da costura artística, a confeccionar peças artesanais com tecido que agradam o público. São peças natalinas que podem ser vendidas com muita facilidade em sites, feiras e bazares”, explica o oficineiro proponente Sergio Fronza”. “Essa oficina tem como máxima o aproveitamento de sobras de tecido, de fitas e materiais alternativos como espeto para churrasco e retalhos de MDF”, conclui.

As apresentações musicais serão de diversos gêneros. No primeiro domingo, dia 05, os shows serão de Otavio Carloto, às 08h30, e Sheila Canova, às 10 horas. Sheila Canova, nascida no Paraná, cresceu sob as influências da música sertaneja. Desde pequena demonstrava ligação, ainda que desconhecida, com a música. O incentivo familiar foi o grande trunfo para que este dom chamado canto se tornasse não apenas um hobby. Tendo o pai e o tio como primeiros professores passou a se dedicar mais a esta arte e hoje segue cantando e emocionando a todos ouvintes.

Já no domingo dia 12 de dezembro, os alunos em continuidade do Projeto Ninho Musical Alan Conan e Carla Venâncio apresentarão um duo de sopro, às 08h30. Na sequência, às 09h30, será a vez da banda Soul Americana, com um repertório exclusivo, destacado por variados improvisos e releituras de músicas populares, o show é formado por composições do jazz ao pop, incrementadas com o balanço do estilo soulmusic, formando assim o famoso groove. Finalizando o domingo, às 11 horas, tem SKA7, que transforma grandes clássicos do Rock, Pop, Reggae e até música instrumental em SKA! Ritmo divertido, dançante e alegre graças a levada exclusiva e o trio de metais (Trombone, Trompete e Sax). A banda também executa covers de bandas como Paralamas do Sucesso, Skank, Cidade Negra e artistas entre outros.

Finalizando os domingos de Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia, no dia 19 de dezembro, a partir das 08h30, flashback com os Amigos do Passinho, ao som do DJ Poti. Às 10 horas, fechando as apresentações musicais durante a Estação Artesanal em 2021, Corda de Barro, grupo formado por cinco integrantes que atuam ativamente nas questões socioambientais e culturais e que carregam consigo a inspiração, a esperança, os sonhos e as realizações de cuidadores de rios, florestas, da terra, das inter-relações e da cultura. Os sons da viola caipira, da flauta, das percussões, do violão e das vozes fortalecem o repertório escolhido, que é composto por canções sobre o mundo contemporâneo, relatos da roça, observação da natureza, poesias sobre a simplicidade e a vida e as raízes culturais indígena, afro e caipira. Um repertório de canções que integram as origens ao que é mais contemporâneo: a necessidade de transformação socioambiental e cultural contribuindo para construir pertencimento e potência de ação no cuidar dos bens coletivos e difusos como a água, a biodiversidade, o amor e as relações.

A Estação Artesanal : feira de arte, cultura e gastronomia e apresentações da Estação Musical acontecerá nos domingos dias 05, 12 e 19 de dezembro, das 08 horas ao meio dia. Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.