Publicado em 29/11/2021

Alunos do projeto Capoeira Socioeducativa da Fundação Romi apresentam todo aprendizado adquirido nos encontros da oficina

Durante o mês de novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra, os participantes do projeto Capoeira Socioeducativa tiveram momentos diferentes durante os encontros semanais, que acontecem aos sábados na Estação Cultural da Fundação Romi. Com uma programação diversa, que contou com exibição de filme, maculelê, formação de roda de capoeira e oficina de tambor, tanto os pequenos quanto os adultos puderam vivenciar e conhecer mais sobre a cultura afro.

Para celebrar toda essa dinâmica, no próximo domingo, dia 28 de novembro, às 10 horas, acontecerá no Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi o Sarau Afro, que trará o resultado de toda atividade especial em que os participantes do projeto tiveram a oportunidade de vivenciar. A exibição ao público é resultado do que é aprendido nos encontros do projeto Capoeira Socioeducativa, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Durante o Sarau Afro haverá apresentações de Roda de Capoeira, Puxada de Rede, Maculelê e musicalidade. Esses elementos e suas influências foram fundamentais para a construção da identidade cultural brasileira. “Teremos uma manhã de domingo rica com ritmo, canto, dança e música”, afirma a assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi Natália Fernandes Rocha. “Nas oficinas o aluno tem acesso aos fundamentos da arte da Capoeira, sua história e seus instrumentos. As exibições abertas ao público permitem que sejam apresentados o que foi aprendido durante os encontros semanais, além de possibilitar aos que prestigiarem o evento, saberem mais sobre essa cultura”, finaliza Natália.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que teve origem no século XVIII, que mistura movimentos de artes marciais, dança e música. A modalidade se desenvolveu como forma de sociabilidade, solidariedade e estratégia de defesa. É um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo o território nacional, além de ser praticada em outros países. Pela importância cultural e histórica, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008. Em 2014, a UNESCO reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Capoeira Socioeducativa – O projeto Capoeira Socioeducativa é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi, que nessa edição é apresentada pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, voltado à valorização desse misto de arte e esporte. Não há limite de idade. Inscrições devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural. Os encontros acontecem aos sábados das 11h às 13h. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste, e o atendimento é de terça a sábado, das 08 às 17 horas, e domingo, das 08 às 12 horas.