Publicado em 16/11/2021

Realizados através da Lei de Incentivo à Cultura os projetos Capoeira Socioeducativa e Ninho Musical estão com inscrições abertas

Projeto Ninho Musical edição 2021

A Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições abertas para os projetos Ninho Musical e Capoeira Socioeducativa, apresentados pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Realizado desde 2010 e tendo beneficiado milhares de pessoas, das quais muitas seguiram a profissionalização acadêmica na esfera musical, outras despertaram-se para a arte das apresentações, outras ainda se satisfizeram em seus núcleos comunitários como instrumentistas, o projeto Ninho Musical vem se consolidando como importante mecanismo de promoção social através da música. Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, nos encontros os alunos aprendem desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência. Gratuita, por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos, quer tenham vivência ou sejam iniciantes, são inseridos no universo da música instrumental por meio de desafios, onde o aluno que sabe mais dá suporte ao que sabe menos, e a construção do conhecimento acontece de forma vivencial.

As aulas do Projeto Ninho Musical acontecem às terças-feiras, das 19 às 22 horas, e sábados, das 07h30 às 10h30. Para participar é necessário ter a partir de 12 anos, preencher a ficha de inscrição e entregar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF e comprovante de residência, na administração da Estação Cultural da Fundação Romi. “Trabalhamos com metodologias ativas de aprendizagem por meio de desafios, com a finalidade de instigar a curiosidade no participante, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é ’o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos’”, explica o coordenador pedagógico maestro Paulo Bellan.

Projeto Capoeira Socioeducativa edição 2021

O projeto Capoeira Socioeducativa, para todas as idades e que acontece desde 2014 na Estação Cultural da Fundação Romi, segue com inscrições abertas para quem tem interesse em praticar essa arte e conhecer mais sobre sua cultura. Os encontros são aos sábados, com duas turmas: a primeira das 11 às 12 horas e a segunda das 12 às 13 horas. Os interessados em participar do projeto devem comparecer pessoalmente à administração do espaço plural e multicultural para realizar inscrição. A atividade é gratuita.

Com aulas ministradas pelo contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, o projeto Capoeira Socioeducativa visa desenvolver a socialização, a concentração, a atenção, a confiança e o respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a contribuição da capoeira na formação de quem a pratica, e propagando a cultura da paz e da não violência. “Oferecemos uma atividade socioeducativa, com uma sintonia entre as oficinas e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão”, explica a assistente cultural Natália Fernandes Rocha. “Valorizamos a cultura, arte e esporte, mantendo viva esta cultura popular”, finaliza.

Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.