Publicado em 11/10/2021

Estação Cultural da Fundação Romi realiza Festival de Capoeira Infantil

A Estação Cultural da Fundação Romi realiza domingo, dia 17 de outubro, a partir das 10 horas, Festival de Capoeira Infantil, com participantes do projeto Capoeira Socioeducativa e convidados. A proposta faz parte do projeto que é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O evento terá a presença de mestres capoeiristas da região, participantes do projeto Capoeira Socioeducativa e capoeiristas e iniciantes convidados. A proposta do Festival de Capoeira Infantil é promover o intercâmbio e a valorização da capoeira. “Os capoeiristas serão distribuídos na roda, onde todos jogam entre si, passando para a fase seguinte e jogarão em duplas”, explica a assistente cultural da Estação Cultural da Fundação Romi Natália Fernandes Rocha. Haverá entrega de medalhas simbólicas e cordas para os iniciantes no projeto. “Na formação das duplas, os alunos receberão suas cordas”, conclui Natália.

A realização do Festival de Capoeira Infantil visa avaliar o capoeirista como um todo: seu ritmo, habilidade, criatividade, objetividade, caracterização, continuidade e seu conhecimento da identidade cultural da arte capoeira. O projeto Capoeira Socioeducativa dissemina princípios e valores como respeito, tolerância, equidade e cidadania, por meio da valorização dessa cultura que congrega arte e esporte. A proposta traz à tona a cultura popular, de matriz africana, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com seu ritmo, canto, dança, música e esporte.

Para o contramestre Motta, responsável pelas aulas do projeto Capoeira Socioeducativa, oportunizar o acesso a Capoeira às crianças e adolescentes oferecendo uma atividade socioeducativa, contribui para o melhoramento do rendimento escolar, frequência e bom desempenho, sustentando uma sintonia entre as oficinas de Capoeira e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter cidadão. “Colabora muito com a população de Santa Bárbara d'Oeste, principalmente com aqueles que participam das oficinas e seus familiares, pois no exercício e prática da Capoeira é estimulada a disciplina, o respeito ao próximo e a boa conduta social”, afirma. “Participar do Festival infantil de Capoeira e receber a primeira corda é a conquista de cada participante , resultado de seu empenho e dedicação”, diz o contramestre.

Capoeira Socioeducativa

O projeto Capoeira Socioeducativa é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, voltado à valorização desse misto de arte e esporte. Além dos gingados, a capoeira, com seu ritmo, canto, dança e música proporciona, ao público participante, apresentações de maracatu, afoxé e samba de roda. Nas oficinas, mais que aprender a jogar, o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. As aulas acontecem aos sábados, das 11h às 13h. Os interessados devem realizar suas inscrições, presencialmente, na Estação Cultural, sempre de terça a sábado, das 8h às 17h, e, aos domingo das 8h ao meio dia. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste. Mais informações podem ser acessadas através do site www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 e 3455-4830.