Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 10/09/2021

Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições para o Projeto Ninho Musical


Projeto Ninho Musical 2021

O Projeto Ninho Musical, apresentado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi e que acontece desde 2010 na Estação Cultural da Fundação Romi, segue com inscrições abertas para pessoas que tem interesse em aprender um instrumento de orquestra. A proposta é gratuita, acontece às terças-feiras, das 19 às 22 horas, e sábados, das 07h30 às 10h30. Para participar é necessário ter a partir de 12 anos, preencher a ficha de inscrição e entregar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF e comprovante de residência, na administração da Estação Cultural da Fundação Romi.

O projeto está sendo realizado de maneira presencial, respeitando todas as orientações e Cartilha de Prevenção à Covid-19 da Fundação Romi, com uso obrigatório de máscara, distanciamento, álcool em gel disponível, aferição de temperatura para acesso às aulas, sem contato físico e respeitando a capacidade segundo o Plano São Paulo. Sob a coordenação pedagógica do Maestro Paulo Bellan, nos encontros os alunos aprendem desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência. Gratuita, por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos, quer tenham vivência ou sejam iniciantes, são inseridos no universo da música instrumental por meio de desafios, onde o aluno que sabe mais dá suporte ao que sabe menos, e a construção do conhecimento acontece de forma vivencial.

Realizado desde 2010 e tendo beneficiado mais de mil pessoas, das quais muitas seguiram a profissionalização musical, outras despertaram-se para a arte das apresentações, outras ainda se satisfizeram em seus núcleos comunitários como instrumentistas, o projeto Ninho Musical vem se consolidando como importante mecanismo de promoção social através da música. Para participar não é preciso ter vivência em música. Basta ter vontade em aprender. “Trabalhamos com metodologias ativas de aprendizagem por meio de desafios, com a finalidade de instigar a curiosidade no participante, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é 'o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos'”, explica o coordenador pedagógico maestro Paulo Bellan.

Para o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, o Projeto Ninho Musical contribui no desenvolvimento social e humano dos participantes, que fazem parte da população de Santa Bárbara d'Oeste e região. “A música é uma ferramenta importante para a formação das pessoas e a construção da sociedade. Os participantes do projeto Ninho Musical além de aprenderam técnica para tocar um instrumento de orquestra, também crescem e ampliam a visão cultural”, diz o superintendente. “Manter um projeto contínuo, como o Ninho Musical, por mais de dez anos, é gratificante. Mas, nada disso seria possível se não fossem os parceiros e apoiadores que tivemos durante esse tempo”, conclui.

Serviço- Gratuito, o Projeto Ninho Musical acontece às terças-feiras das 19h às 22h e aos sábados das 7h30min às 10h30min. Rematrículas e novas inscrições devem ser realizadas presencialmente na Administração da Estação Cultural. Documentos necessários para inscrição: cópia do RG, CPF e comprovante de residência. O atendimento é de terça a sábado das 08h às 17h e domingo das 08h às 12h. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP. www.estacaocultural.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.

Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por