Publicado em 03/09/2021

Nos dias 12 e 26 de setembro tem Estação Artesanal na Estação Cultural da Fundação Romi

Edição de agosto da Estação Artesanal. Expositor Neto Schmidt

A Estação Cultural da Fundação Romi segue com as edições mensais da sua tradicional Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia. Para esse mês serão mais duas edições, nos dias 12 e 26 de setembro, domingos, das 08 às 12 horas. Além dos produtos feitos de maneira artesanal haverá apresentações musicais, que prometem animar quem estiver no espaço plural e multicultural. No dia 12 terá uma dobradinha musical, às 10 horas com Plínio P&B e às 11 horas com Daniela Smanioto. Já no dia 26, a apresentação fica por conta de Rodrigo Batista.

Realizada desde 2015, a feira de arte, cultura e gastronomia tem como objetivo oferecer espaço e oportunidades para o desenvolvimento de empreendedorismo social no campo da cultura, proporcionando o crescimento dos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usem criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. Somado a iniciativa, as apresentações musicais oportunizam aos artistas de Santa Bárbara d'Oeste e região mostrarem seu trabalho através de covers até músicas de própria autoria.

No domingo dia 12 de setembro se apresentarão Plínio P&B que é músico e compositor, produtor artístico, com destaque para os trabalhos realizados na banda de samba-rock/pop Sambalanço Social Clube (que realizou shows em mais de 30 cidades em diferentes estados) e no grupo de samba Tá em Casa (no qual produziu DVD com participação de Ubirany do grupo Fundo de Quintal), às 10 horas. Na sequência será a vez de Daniela Smanioto, às 11 horas. Daniela é graduada em licenciatura de Música pela Universidade Metropolitana de Santos e estuda violão erudito na Escola de Música Municipal de Americana Heitor Villa-Lobos. “ Durante a apresentação busco proporcionar ao ouvinte a experiência de apreciar uma apresentação de violão solo. Este tipo de concerto era muito comum antigamente, mas acabou tornando incomum hoje em dia. As pessoas de mais idade poderão recordar de grandes clássicos como algumas músicas de Dilermando Reis, Américo Jacomino e Cartola. Os mais novos poderão conhecer este estilo de música tão bonito e poético”, explica a musicista Daniela Smanioto.

Já a segunda edição da Estação Artesanal terá Rodrigo Batista, no dia 26 de setembro, às 10 horas. Rodrigo Batista é um artista de MPB & Jazz natural da cidade de Americana e residente em Santa Bárbara d'Oeste desde 1990. Em 2014, lançou seu primeiro álbum, físico e digital, Quarteto de Sons com a participação de músicos da região. Com este trabalho vem se apresentando em várias cidades do país desde 2014. Pós Graduado em Música Popular, o artista também trabalha no ramo de pesquisa e como professor nas cidades de Americana e Santa Bárbara d'Oeste, desde 2007.

Para assistente cultural Natália Fernandes Rocha as edições de setembro, recheada de atrações, fortalece a imagem da Estação Cultural da Fundação Romi como um espaço plural e multicultural. “Nosso dia a dia é repleto de atividades. Temos o projeto Ninho Musical, Capoeira Socioeducativa, além das oficinas culturais que realizamos”, explica Natália. “A cada ano reinventamos nossa programação. Hoje somos um espaço de referência na região pela variedade de projetos e eventos que oferecemos de forma gratuita”, conclui.

Os artesãos selecionados para participarem das edições de 2021 da Estação Artesanal e os músicos que estão na programação da Estação Musical foram selecionados através do EDITAL EC 0002/2021 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2021 e o EDITAL EC 0003/2021 – ESTAÇÃO MUSICAL CHAMADA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÕES MUSICAIS NA ESTAÇÃO ARTESANAL DA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2021 fazem parte do projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Serviço – A Estação Artesanal : feira de arte, cultura e gastronomia e apresentações da Estação Musical acontecerão nos domingos dias 12 e 26 de setembro, das 08 horas ao meio dia. Mais informações acerca da programação da Estação Cultural da Fundação Romi, oficinas, eventos e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/estacaocultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste.