Sua colaboração vai nos ajudar a fazer o mundo melhor através do desenvolvimento social, cultural e educacional.

Arraste para escolher o valor

Clique e digite outro valor

R$

Publicado em 14/06/2021

Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições abertas para Projeto Ninho Musical, Oficina de Biojoias, Estação Artesanal e Estação Musical



Edição de março de 2019 da Estação Artesanal

A Estação Cultural da Fundação Romi, respeitando todas as orientações e Cartilha de Prevenção à Covid-19 da Fundação Romi, com uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,50 metros, álcool em gel disponível, aferição de temperatura para acesso às aulas, sem contato físico e de acordo com a capacidade segundo o Plano São Paulo, segue com inscrições abertas para interessados em participar de quatro atividades culturais.

O espaço plural e multicultural está recebendo propostas de artesãos e trabalhadores manuais de Santa Bárbara d'Oeste e região, interessados em mostrar seus trabalhos e produtos na “Estação Artesanal – feira de Arte, Artesanato, Cultura e Gastronomia”. Também convida todos músicos, solos ou grupos, para enviarem suas propostas de apresentação musical e participarem da Estação Musical. Devido à pandemia da Covid-19, as datas do evento serão definidas futuramente pelo Comitê Técnico da Estação Cultural, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo.

O EDITAL EC 0002/2021 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2021 é direcionado aos expositores que trabalham com todas as formas de expressão artesanal como cerâmicas, serigrafia, bolsas, joias, bijuterias e acessórios, couro, metal, madeira, acrílico e pedrarias, tecidos, cosméticos, ervas, temperos, flores e frutas, objetos decorativos, mobiliário, utensílios domésticos e instrumentos musicais, até chocolates, bolos, doces, salgados, conservas e tantas outras opções.

Já o EDITAL EC 0003/2021 – ESTAÇÃO MUSICAL CHAMADA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÕES MUSICAIS NA ESTAÇÃO ARTESANAL DA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2021 é voltado para artistas musicais residentes em Santa Bárbara d'Oeste, Região Metropolitana de Campinas e Região Urbanizada de Piracicaba, maiores de 18 anos, de todos os gêneros musicais, sejam eles samba, rock, clássica, caipira, hip hop ou outros de igual valor cultural. É necessário que os inscritos tenham personalidade jurídica regularmente constituída, podendo ser nas categorias MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) ou outra forma jurídica prevista em lei correspondente a área de atuação. As apresentações musicais selecionadas irão compor a programação da Estação Artesanal: feira de Arte, Artesanato, Cultura e Gastronomia, uma maneira de ampliar o fomento a economia criativa e ter programação cultural junto as edições da feira.


Peça que será confeccionada na oficina Biojoias

Mais uma oficina cultural, no formato on-line, continua com inscrição aberta. A proposta da vez é Biojoias, do criativo manual Alan Malves, que será realizada dia 26 de junho, sábado, das 14 às 16 horas, pelo Youtube da Fundação Romi e fanpage da Estação Cultural da Fundação Romi no Facebook. A atividade é gratuita, e os interessados em participar devem realizar inscrição on-line através do link http://bit.ly/biojoiasec, até 18 de junho, e terem a partir de 16 anos. São 30 vagas disponíveis.

“Biojoias” ou “Ecojoias” são peças produzidas de forma exclusiva e artesanal. Mesclam uma variedade de materiais orgânicos como: sementes, frutos, lascas de madeira, fibras vegetais, capim, casca do coco, couro, ossos, penas escamas, madrepérola, conchas, entre outros. O oficineiro Alan Malves, responsável pela execução, conta que “durante a oficina os participantes serão inseridos no contexto do que é biojoia, de como a criatividade pode ser aplicada na confecção das peças, além de serem introduzidos à técnica manual para desenvolvimento de acessórios”.
O EDITAL EC 0002/2021 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2021 e o EDITAL EC 0002/2021 CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS EXPOSITORES NA ESTAÇÃO ARTESANAL NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2021 e OFICINA CULTURAL BIOJOIAS fazem parte do projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Os editais estão disponíveis, para leitura e entendimento, no site da Fundação Romi através do link: www.fundacaoromi.org.br/editais. As inscrições podem ser feitas até 04 de julho de 2021 por meio do link http://fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao/. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830 ou através do site pelo link www.estacaocultural.org.br.


Edição de 2019 do Projeto Ninho Musical

O Projeto Ninho Musical, que chega a sua 11ª edição, com retorno agendado para dia 03 de julho, segue com inscrições abertas. A proposta é gratuita, acontece às terças-feiras, das 19 às 22 horas, e sábados, das 07h30 às 10h30. Para participar é necessário ter a partir de 12 anos, preencher a ficha de inscrição e entregar os seguintes documentos: cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Em 2021, o projeto será presencial, respeitando todos os protocolos, e é apresentado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi.

Realizado desde 2010 e tendo beneficiado mais de mil pessoas, das quais muitas seguiram a profissionalização musical, outras despertaram-se para a arte das apresentações, outras ainda se satisfizeram em seus núcleos comunitários como instrumentistas, o projeto Ninho Musical vem se consolidando como importante mecanismo de promoção social através da música. Para participar não é preciso ter vivência em música. Basta ter vontade em aprender. A oficina abrange teoria musical, leitura e interpretação de partituras, aulas práticas de instrumentos musicais, cuidado e afinação e compreensão de regência. Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan emprega metodologias ativas de aprendizagem por meio de desafios, com a finalidade de instigar a curiosidade no participante, levando-o a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os demais colegas. O lema do processo é “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”.

Os interessados em participar do Projeto Ninho Musical devem comparecer pessoalmente à administração da Estação Cultural. O atendimento é de segunda a sexta das 08h às 17h e aos sábados das 08h às 12h. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, SP. www.estacaocultural.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830.



Receba nossas novidades

19 3499.1555

Av. João Ometo, 200, Jd. Panambi - Santa Bárbara d'Oeste, SP

Que tal uma visita?

© Fundação Romi - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por