Publicado em 28/05/2021

Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrições para oficina on-line Biojoias

A Estação Cultural da Fundação Romi abre inscrição para mais uma oficina cultural no formato on-line. A proposta da vez é Biojoias, do criativo manual Alan Malves, que será realizada dia 26 de junho, sábado, das 14 às 16 horas, pelo Youtube da Fundação Romi e fanpage da Estação Cultural da Fundação Romi no Facebook. A atividade é gratuita, e os interessados em participar devem realizar inscrição on-line através do link http://bit.ly/biojoiasec, de 31 de maio a 18 de junho, e terem a partir de 16 anos. São 30 vagas disponíveis.

“Biojoias” ou “Ecojoias” são peças produzidas de forma exclusiva e artesanal. Mesclam uma variedade de materiais orgânicos como: sementes, frutos, lascas de madeira, fibras vegetais, capim, casca do coco, couro, ossos, penas escamas, madrepérola, conchas, entre outros. O oficineiro Alan Malves, responsável pela execução, conta que “durante a oficina os participantes serão inseridos no contexto do que é biojoia, de como a criatividade pode ser aplicada na confecção das peças, além de serem introduzidos à técnica manual para desenvolvimento de acessórios”.

Aprender a técnica manual para produção de biojóias valoriza o consumo sustentável através da transformação de elementos da natureza em acessórios, e propaga um conceito inovador em moda. A peça, por ser artesanal, se torna única o que agrega valor ao trabalho produzido. “Nesta oficina será produzida uma pulseira regulável”, explica o oficineiro. Alan Malves trabalhou um ano como designer de bijuterias e está há dois anos trabalhando com Biojoias. Participa da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia desde 2019 e a partir disso, realizou eventos, feiras , exposições e desfiles. Passou a disseminar seus conhecimentos e ensinamentos em oficinas, para mais pessoas conhecerem seu trabalho.

A Estação Cultural da Fundação Romi segue seu trabalho promovendo a inclusão social, a diversidade cultural e o desenvolvimento humano, com base no conceito de “Economia Criativa”, com ações do projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionado no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Os interessados em participar da oficina on-line Biojoias devem realizar inscrição pelo link http://bit.ly/biojoiasec, de 31 de maio a 18 de junho. A oficina será no dia 26 de junho, das 14 às 16 horas, pelo Youtube da Fundação Romi e fanpage da Estação Cultural da Fundação Romi no Facebook. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.