Publicado em 21/05/2021

Alunos do Núcleo de Educação Integrada conquistam 58 medalhas no Concurso Canguru de Matemática

Aluna Sofia durante a realização da prova do Concurso Canguru de Matemática

Nos dias 22,23 e 24 de março, aconteceu a etapa on-line do Concurso Canguru de Matemática, uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Association Kangourou sans Frontières – AKSF (Associação Canguru sem Fronteiras) desde 1991. Alunos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação participaram, e foram conquistadas 58 medalhas.

Na edição de 2020, foram 49 conquistas dos alunos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, sendo três medalhas de ouro, 14 de prata, 21 de bronze e 11 honra ao mérito. Este ano, 2021, são cinco medalhas de ouro, 22 de prata, 12 de bronze e 19 honra ao mérito, totalizando 58 medalhas. O educador Robson Bueno de Camargo, de Resoluções de Problemas e Matemática no NEI, destaca a importância em participar de Concursos e Olimpíadas. “Participar de uma competição estimula a gostar da disciplina, e contribui no processo de aprendizagem dela”, afirma. “Praticar a matemática, através de resoluções de problemas e participando deste tipo de concurso, desenvolve o cérebro não somente para as operações, mas também para situações que enfrentamos no dia a dia”, conclui o educador.

No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. “Mais de 550 alunos, do nosso 3º ano do Fundamental 1 até nosso 3º do Ensino Médio, participaram da avaliação”, fala a diretora do NEI da Fundação Romi Ericka Vitta. “A participação dos nossos alunos no Concurso Canguru de Matemática é mais uma iniciativa da escola para incentivá-los a conhecer e desvendar o universo da Matemática. É mais uma experiência que, contextualizada, promove autoconcentração, a resoluções problemas complexos, o raciocínio lógico e a autoavaliação. Somados aos seis milhões de alunos das dezenas de países participantes, nossos alunos, sem dúvida, tiveram uma experiência enriquecedora e muito significativa”, finaliza.

O Concurso Canguru de Matemática amplia e incentiva o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribui para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorece o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; estimula a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.